Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] PEDAGOGICAL PRACTICES FOR TEACHING FRACTIONS AIMING AT THE INTRODUCTION TO ALGEBRA

Título
[pt] PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE FRAÇÕES OBJETIVANDO A INTRODUÇÃO À ÁLGEBRA

Autor
[pt] NEIDE DA FONSECA PARRACHO SANTANNA

Vocabulário
[pt] EDUCACAO BASICA

Vocabulário
[pt] PRE-ALGEBRA

Vocabulário
[pt] ENSINO DE FRACOES

Vocabulário
[en] BASIC EDUCATION

Vocabulário
[en] PRE-ALGEBRA

Vocabulário
[en] FRACTIONS TEACHING

Resumo
[pt] A idéia central desta tese foi trabalhar o conceito de fração, identificando a fração como número e representando esse número na reta numérica, tendo como base as recomendações e experiências realizadas por Kathleen Hart, e principalmente Hung-Hsi Wu. Um conjunto de atividades foi desenvolvido, constituindo uma proposta de ensino de frações, posta em prática em turmas do sétimo ano e oitavo ano do Colégio Pedro II durante os anos letivos de 2006 e 2007. Parte substancial da tese é dedicada à descrição dos procedimentos metodológicos desenvolvidos para a aplicação dos princípios teóricos defendidos e de aspectos da implementação desses procedimentos em sala de aula. Grande número de exemplos das atividades realizadas é apresentado, dando-se destaque às resposta dos alunos às mesmas. O acompanhamento da evolução dos alunos é amplamente documentado. Os resultados são avaliados tanto do ponto do vista global quanto do ponto de vista de grupos diferenciados de alunos em diferentes níveis de qualificação prévia. O encaminhar de todo o trabalho investigativo leva a duas conclusões essenciais: a familiarização com o campo algébrico é alcançada com mais facilidade quando o conceito de fração é trabalhado na forma proposta; o envolvimento com as atividades e a compreensão pelos alunos da construção que estavam realizando em relação aos conceitos propostos devolvem o interesse das crianças pela aprendizagem da Matemática, fundamental para o êxito de qualquer proposta pedagógica.

Resumo
[en] The main idea of this thesis was to work on the concept of fraction, identifying the fraction as a number and representing it in the line, taking as basis the recommendations and experiments of Kathleen Hart, and, mainly Hung-Hsi Wu. A set of activities was developed, generating a proposal for teaching fractions, led to practice in classes of students of 7th and 8th grade of Colegio Pedro II during the school years of 2006 and 2007. A substantial part of the thesis is devoted to the description of the methodological procedures developed for the implementation of the theoretical principles defended and of aspects of the implementation of these procedures in the classroom. Large number of examples is given of the activities performed, emphasis being given to the response of the students. The monitoring of the progress of the students is widely documented. The results are evaluated from the global point of view and considering distinct groups of students at different levels of prior qualification. The development of all the research work led essentially to two conclusions: the familiarization with the algebraic field is more easily reached when the concept of fraction is dealt in the proposed way; the involvement of the students with the activities and their understanding of the construction that they were doing with the concepts proposed returned them the interest for learning mathematics, the key to the success of any educational proposal.

Orientador(es)
GILDA DE LA ROCQUE PALIS

Coorientador(es)
MARIA APPARECIDA CAMPOS MAMEDE NEVES

Banca
GILDA DE LA ROCQUE PALIS

Banca
MARIA APPARECIDA CAMPOS MAMEDE NEVES

Banca
ELIZABETH BELFORD

Banca
CELSO BRAGA WILMER

Banca
LILIAN NASSER

Catalogação
2008-11-11

Apresentação
2008-05-16

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12463@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12463@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12463


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
CAPÍTULO 6 PDF
CAPÍTULO 7 PDF
CAPÍTULO 8 PDF
CAPÍTUTO 9 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF