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Coleção Digital
Título: POLÍTICA DE DESIGN PARA O FOMENTO DA NOVAÇÃO NA CADEIA DE VALOR TÊXTIL: CONFECÇÃO DE MODA DE SANTA CATARINA Autor: MARIA IZABEL COSTA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
CLAUDIO FREITAS DE MAGALHAES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 38757
Catalogação: 04/06/2019 Liberação: 04/06/2019 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38757&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38757&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.38757
Resumo:
Título: POLÍTICA DE DESIGN PARA O FOMENTO DA NOVAÇÃO NA CADEIA DE VALOR TÊXTIL: CONFECÇÃO DE MODA DE SANTA CATARINA Autor: MARIA IZABEL COSTA
Nº do Conteudo: 38757
Catalogação: 04/06/2019 Liberação: 04/06/2019 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38757&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38757&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.38757
Resumo:
Esta tese apresenta uma sistemática participativa para propor políticas de
design convergentes entre universidade e empresa, para o fomento da inovação do
setor têxtil catarinense. Caracteriza-se como uma pesquisa-ação de caráter
quantitativo e qualitativo. Investiga empresas do setor têxtil/confecção e instituições
de ensino, participantes do projeto Santa Catarina Moda Contemporânea – SCMC,
com relação à inovação, utilização do design e características da relação
Universidade-Empresa. Os resultados indicam que há uma demanda de inovação e
design. As empresas são inovadoras, desenvolvem atividades inovativas, mas o grau
de novidade é baixo. A inovação dá-se principalmente por ações da própria empresa,
estando as universidades ainda à margem desse processo. Embora recente, o design
de moda está presente na maioria das empresas pesquisadas, que são de médio e
grande porte. A pesquisa revelou, também, que os entraves, encontrados na relação
Universidade-Empresa, podem estar associados tanto à dimensão da infraestrutura
destas, quanto à dimensão psicossociológica e organizacional do próprio
relacionamento. Estes dados foram trabalhados em um fórum, com a participação dos
atores envolvidos e profissionais da moda. Neste evento, foram identificados, entre
outros, os principais atributos de valor da cadeia têxtil/confecção de moda catarinense
que devem ser explorados na política de design têxtil: ações cooperativas que
exercitam a identidade local; fortalecimento da relação
universidade/empresa/governo; criação de laboratórios experimentais; promoção do
design local e gestão do conhecimento. O conjunto de elementos da pesquisa-ação
possibilitou a formulação de indicadores teóricos, estrutural, estratégico e
instrumental que podem nortear a política de design para a inovação. Conclui-se que a
sistemática proposta, de definição participativa e convergente entre empresas e
universidades, favorece o desenvolvimento de políticas de design para a inovação
mais direcionadas às necessidades e potencialidades de uma região específica.
Possibilita às pessoas serem ativas nas decisões que lhes dizem respeito, o que as leva
a serem mais propensas a adotar novas formas e condutas à inovação.