Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] MÁRIO AND OSWALD: A PRIVATE HISTORY OF MODERNISM

Título
[pt] MÁRIO E OSWALD: UMA HISTÓRIA PRIVADA DO MODERNISMO

Autor
[pt] ANDERSON PIRES DA SILVA

Vocabulário
[pt] MODERNISMO

Vocabulário
[pt] ANTROPOFAGIA

Vocabulário
[pt] TROPICALISMO

Vocabulário
[pt] CONCRETISMO

Vocabulário
[pt] SEMANA DE ARTE MODERNA

Vocabulário
[en] MODERNISM

Vocabulário
[en] ANTHROPOPHAGY

Vocabulário
[en] TROPICALISM

Vocabulário
[en] CONCRETISM

Vocabulário
[en] WEEK OF MODERN ART

Resumo
[pt] Este trabalho pretende traçar a recepção da escrita de Mário de Andrade e Oswald de Andrade entre os anos de 1945-70, a criação de uma consciência nacional e uma escrita de vanguarda, tendo em vista a eleição de ambos ao patamar de alto modernismo. A historiografia literária, orientada pela tradição nacionalista, localiza em Mário a síntese superior das propostas pós-22, relegando Oswald ao plano de terrorista cultural. O Concretismo, para viabilizar uma historiografia sincrônica, regida pelo padrão internacional das vanguardas, elege a poesia pau-Brasil como uma revolução estética, antecipadora da poesia concreta, minimiza o papel de Mário, denominando-o reformador, ou nas entrelinhas, modernista conservador. A teoria concreta apresenta a antropofagia ao Tropicalismo, que encontra nela o argumento teórico para justificar sua assimilação da cultura de massa como proposta de renovação e atualização cultural. Por um ou por outro viés, os modernistas são objetos construídos para legitimar o discurso nacionalista ou o discurso internacionalista.

Resumo
[en] This work intends to outline the reception of the writings by Mário de Andrade and Oswald de Andrade between the years of 1945-70, the creation of a national consciousness and a vanguardist writing, taking into consideration the election of both of them to the level of high modernism. The literary historiography, guided by the nationalist tradition, sees in Mário the superior synthesis of the post-22 proposals, leaving Oswald on the level of cultural terrorist. Concretism, to make viable a synchronic historiography, guided by the international pattern of the vanguards, elects the pau- Brasil poetry as an esthetic revolution, anticipating the concrete poetry, minimizing Mário´s role, calling him the reformer, or between the lines, conservative modernist. The concrete theory presents the anthropophagy to the tropicalism, which finds in it the theoric argument to justify its assimilation of mass culture as a proposal of renovation and cultural update. From one view or another, the modernists are objects constructed to legitimize the nationalist speech or the internationalist one.

Orientador(es)
JULIO CESAR VALLADAO DINIZ

Banca
ELIANA LUCIA MADUREIRA YUNES GARCIA

Banca
JULIO CESAR VALLADAO DINIZ

Banca
MARILIA ROTHIER CARDOSO

Banca
TEREZINHA MARIA SCHER PEREIRA

Banca
ANDRE MONTEIRO GUIMARAES DIAS PIRES

Catalogação
2006-10-02

Apresentação
2006-03-31

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9087@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9087@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9087


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF
INTRODUÇÃO PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
CAPÍTULO 6 PDF
CAPÍTULO 7 PDF
CAPÍTULO 8 PDF
CONCLUSÃO PDF
BIBLIOGRAFIA PDF