Título
[en] MÁRIO AND OSWALD: A PRIVATE HISTORY OF MODERNISM
Título
[pt] MÁRIO E OSWALD: UMA HISTÓRIA PRIVADA DO MODERNISMO
Autor
[pt] ANDERSON PIRES DA SILVA
Vocabulário
[pt] MODERNISMO
Vocabulário
[pt] ANTROPOFAGIA
Vocabulário
[pt] TROPICALISMO
Vocabulário
[pt] CONCRETISMO
Vocabulário
[pt] SEMANA DE ARTE MODERNA
Vocabulário
[en] MODERNISM
Vocabulário
[en] ANTHROPOPHAGY
Vocabulário
[en] TROPICALISM
Vocabulário
[en] CONCRETISM
Vocabulário
[en] WEEK OF MODERN ART
Resumo
[pt] Este trabalho pretende traçar a recepção da escrita de
Mário de Andrade e Oswald
de Andrade entre os anos de 1945-70, a criação de uma
consciência nacional e uma
escrita de vanguarda, tendo em vista a eleição de ambos ao
patamar de alto modernismo.
A historiografia literária, orientada pela tradição
nacionalista, localiza em Mário a síntese
superior das propostas pós-22, relegando Oswald ao plano
de terrorista cultural. O
Concretismo, para viabilizar uma historiografia
sincrônica, regida pelo padrão internacional
das vanguardas, elege a poesia pau-Brasil como uma
revolução estética, antecipadora da
poesia concreta, minimiza o papel de Mário, denominando-o
reformador, ou nas
entrelinhas, modernista conservador. A teoria concreta
apresenta a antropofagia ao
Tropicalismo, que encontra nela o argumento teórico para
justificar sua assimilação da
cultura de massa como proposta de renovação e atualização
cultural. Por um ou por outro
viés, os modernistas são objetos construídos para
legitimar o discurso nacionalista ou o
discurso internacionalista.
Resumo
[en] This work intends to outline the reception of the writings
by Mário de Andrade and Oswald
de Andrade between the years of 1945-70, the creation of a
national consciousness and a
vanguardist writing, taking into consideration the
election of both of them to the level of
high modernism. The literary historiography, guided by the
nationalist tradition, sees in
Mário the superior synthesis of the post-22 proposals,
leaving Oswald on the level of
cultural terrorist. Concretism, to make viable a
synchronic historiography, guided by the
international pattern of the vanguards, elects the pau-
Brasil poetry as an esthetic
revolution, anticipating the concrete poetry, minimizing
Mário´s role, calling him the
reformer, or between the lines, conservative modernist.
The concrete theory presents
the anthropophagy to the tropicalism, which finds in it
the theoric argument to justify its
assimilation of mass culture as a proposal of renovation
and cultural update. From one view
or another, the modernists are objects constructed to
legitimize the nationalist speech or
the internationalist one.
Orientador(es)
JULIO CESAR VALLADAO DINIZ
Banca
ELIANA LUCIA MADUREIRA YUNES GARCIA
Banca
JULIO CESAR VALLADAO DINIZ
Banca
MARILIA ROTHIER CARDOSO
Banca
TEREZINHA MARIA SCHER PEREIRA
Banca
ANDRE MONTEIRO GUIMARAES DIAS PIRES
Catalogação
2006-10-02
Apresentação
2006-03-31
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9087@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9087@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9087
Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF INTRODUÇÃO PDF CAPÍTULO 1 PDF CAPÍTULO 2 PDF CAPÍTULO 3 PDF CAPÍTULO 4 PDF CAPÍTULO 5 PDF CAPÍTULO 6 PDF CAPÍTULO 7 PDF CAPÍTULO 8 PDF CONCLUSÃO PDF BIBLIOGRAFIA PDF