Título
[en] WELCOME TO PUC-RIO!: A STUDY ABOUT INTERNATIONAL STUDENTS AND CULTURAL INTERACTION UNDER THE DESIGN PERSPECTIVE
Título
[pt] WELCOME TO PUC-RIO!: UM ESTUDO SOBRE ALUNOS INTERNACIONAIS E INTERAÇÃO CULTURAL SOB A PERSPECTIVA DO DESIGN
Autor
[pt] MARIA LUIZA MACHADO PARANHOS
Vocabulário
[pt] INTERACAO
Vocabulário
[pt] INTERCULTURALISMO
Vocabulário
[pt] EXPERIENCIA
Vocabulário
[pt] SERVICO
Vocabulário
[pt] DESIGN
Vocabulário
[en] INTERACTION
Vocabulário
[en] INTERCULTURAL STUDIES
Vocabulário
[en] EXPERIENCE
Vocabulário
[en] SERVICE
Vocabulário
[en] DESIGN
Resumo
[pt] Esta dissertação tem como tema a relação entre Design e Interculturalismo e
foi norteada pela questão: a ação do design é capaz de facilitar a interação entre as
pessoas e minimizar estranhamentos gerados pelas diferenças culturais? A
pesquisa foi desenvolvida com base nos modelos de categorização cultural de
Richard D. Lewis e de Geert Hofstede, autores do interculturalismo, e no
pensamento de autores do campo do design, como Patrick Jordan e Jorge Frascara,
que destacam a importância das singularidades culturais para a ação do design e
para o processo de desenvolvimento de produtos e serviços para o mundo
contemporâneo. Seu foco são os alunos intercambistas internacionais recebidos
pela PUC-Rio através da Coordenação Central de Cooperação Internacional, bem
como a experiência desses alunos no campus da universidade (PUC-Rio) e na
nova cultura. A ação metodológica central deste estudo consistiu em encontros
com um grupo de alunos composto por: norte-americanos, mexicanos e japoneses,
culturas definidas a partir da classificação de cultura de Richard D. Lewis e foi
organizada em quatro temas: fatores motivacionais e fonte de informação,
expectativas com a nova cultura, diferenças entre as culturas dos alunos
internacionais e a brasileira, ações para facilitar a adaptação e interação do aluno
internacional. O principal objetivo deste estudo é contribuir com subsídios
teóricos e metodológicos para o projeto, planejamento e desenvolvimento de
produtos e serviços interculturais e para um mundo mais diverso e plural.
Resumo
[en] This research has as its theme the relation between Design and Crosscultural
studies. It was guided by the idea that design actions are capable of
facilitate social interaction among people and minimize cultural shocks caused
by cultural differences. This study was developed based on cultural
categorization models of Richard Lewis and Geert Hofstede, cross-cultural
studies´ authors. It illustrates reflections of designers and authors such as Patrick
Jordan and Jorge Frascara, who consider cultural singularities relevant to design
actions as well as to the development process of products and services designed
to the contemporary world. This research focuses on international students,
hosted at PUC-Rio through the International Programs Central Coordination
Office, as well as their experience at the university campus and with the new
culture. The main methodological action of this study corresponded to the
interview with a group of students composed by: North-American, Mexican and
Japanese students, cultures defined through Richard D Lewis’ cultural
categorization. Such method was organized under four themes: motivational
factors and information source; expectations towards the new culture;
differences between students and Brazilian culture, cultural shock and
adaptation; and actions to facilitate the adaptation and interaction of international
students. The main objective of this study is to contribute to the project, planning
and development of cross-cultural products and services through theoretical and
methodological data.
Orientador(es)
VERA MARIA MARSICANO DAMAZIO
Coorientador(es)
ROSA MARINA DE BRITO MEYER
Banca
VERA MARIA MARSICANO DAMAZIO
Banca
LUIZA NOVAES
Banca
ROSA MARINA DE BRITO MEYER
Banca
PATRICIA MARIA CAMPOS DE ALMEIDA
Catalogação
2011-05-23
Apresentação
2011-03-29
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17531@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17531@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17531
Arquivos do conteúdo
CAPÍTULO 1 PDF CAPÍTULO 2 PDF CAPÍTULO 3 PDF CAPÍTULO 4 PDF CAPÍTULO 5 PDF REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF