XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: REAL NUMBERS IN HIGH SCHOOL: IDENTIFYING AND PROVIDING CONCEPTUAL IMAGES Autor: ANA LUCIA VAZ DA SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ISABEL ALICE OSWALD MONTEIRO LELIS - ADVISOR
MONICA RABELLO DE CASTRO - CO-ADVISOR
Nº do Conteudo: 56173
Catalogação: 25/11/2021 Liberação: 25/11/2011 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56173&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56173&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.56173
Resumo:
Título: REAL NUMBERS IN HIGH SCHOOL: IDENTIFYING AND PROVIDING CONCEPTUAL IMAGES Autor: ANA LUCIA VAZ DA SILVA
MONICA RABELLO DE CASTRO - CO-ADVISOR
Nº do Conteudo: 56173
Catalogação: 25/11/2021 Liberação: 25/11/2011 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56173&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56173&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.56173
Resumo:
The study of real numbers with an emphasis on the High School students is
underexplored in research in Mathematics Education in Brazil and other countries.
In the literature review, we note that rational and irrational numbers are not part of
the repertoire of knowledge of most prospective teachers, despite their school
experience as students, for several years. This is a rich field of research because of
its relevance in the Mathematics curriculum in High School. This thesis examined
the conceptual images of students after they had been encouraged to write and to
talk about real numbers, driven by activities in which the use of a calculator was
stimulated. We conducted an analysis of documents of this subject. We elaborated
and carried out activities, prioritizing the ideas of density and infinity. We used
finite and infinite decimal representations and irrational square roots, and chose
the division algorithm as a trigger of this process. The clinical-qualitative
methodology allowed us to collect data in two stages: the preliminary exploratory
study, by applying a questionnaire to 70 students; and the main study, conducted
with 12 students, in which the students were constantly asked to explain their
judgments. The research environment has enabled the demonstration and the
analysis of prototypical and analytical judgments that were identified by relevant
and irrelevant attributes. The results indicate the need for an effective work, from
the division algorithm, which consolidates the knowledge about decimal
representations. Increasing the repertoire of positive and negative examples
related to the notions worked seems to stimulate conceptual image descriptors that
are favorable for the development of the concept of real number.