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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: NÚMEROS REAIS NO ENSINO MÉDIO: IDENTIFICANDO E POSSIBILITANDO IMAGENS CONCEITUAIS Autor: ANA LUCIA VAZ DA SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ISABEL ALICE OSWALD MONTEIRO LELIS - ORIENTADOR
MONICA RABELLO DE CASTRO - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 56173
Catalogação: 25/11/2021 Liberação: 25/11/2011 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56173&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56173&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.56173
Resumo:
Título: NÚMEROS REAIS NO ENSINO MÉDIO: IDENTIFICANDO E POSSIBILITANDO IMAGENS CONCEITUAIS Autor: ANA LUCIA VAZ DA SILVA
MONICA RABELLO DE CASTRO - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 56173
Catalogação: 25/11/2021 Liberação: 25/11/2011 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56173&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56173&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.56173
Resumo:
O estudo dos números reais com ênfase no aluno do nível médio da escola
básica é pouco explorado nas pesquisas em Educação Matemática no Brasil e em
outros países. Constatamos, na revisão bibliográfica, que os números racionais e
irracionais não fazem parte do repertório de conhecimento de grande parte dos
futuros professores, apesar da experiência escolar, como alunos, de vários anos.
Trata-se de um campo rico de investigação devido a sua relevância dentro do
currículo de Matemática no Ensino Médio. Esta tese analisou as imagens
conceituais dos alunos, quando foram estimulados a escrever e/ou falar sobre os
números reais, motivados por atividades em que o uso da calculadora foi
incentivado. Realizamos uma análise documental desse tema. Elaboramos e
aplicamos atividades, priorizando as ideias de densidade e infinito. Utilizamos as
representações decimais finitas e infinitas e os números irracionais da forma raiz quadrada de n , n
natural, bem como elegemos o algoritmo da divisão como disparador desse
processo. A metodologia clínico-qualitativa permitiu-nos coletar os dados em
duas etapas: o estudo preliminar exploratório, com a aplicação de um questionário
para 70 alunos; e o estudo principal, realizado com 12 alunos, nos quais o aluno
foi constantemente solicitado a esclarecer seus julgamentos. O ambiente de
pesquisa possibilitou a manifestação e a análise dos julgamentos prototípicos e
analíticos que foram identificados por atributos relevantes e irrelevantes. Os
resultados apontam para a necessidade de um trabalho efetivo, a partir do
algoritmo da divisão, que consolide o conhecimento das representações decimais.
O aumento do repertório de exemplos positivos e negativos relacionados às
noções trabalhadas parece estimular descritores de imagem conceitual que são
favoráveis para o desenvolvimento do conceito de número real.