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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: MODELAGEM E CONTROLE NÃO-LINEAR DA DIREÇÃO DE UM VEÍCULO TERRESTRE Autor: ALEXANDRE DE LIMA SPINOLA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARCOS AZEVEDO DA SILVEIRA - ORIENTADOR
MAURO SPERANZA NETO - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 5109
Catalogação: 30/06/2004 Liberação: 30/06/2004 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5109&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5109&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5109
Resumo:
Título: MODELAGEM E CONTROLE NÃO-LINEAR DA DIREÇÃO DE UM VEÍCULO TERRESTRE Autor: ALEXANDRE DE LIMA SPINOLA
MAURO SPERANZA NETO - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 5109
Catalogação: 30/06/2004 Liberação: 30/06/2004 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5109&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5109&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5109
Resumo:
Modelagem e Controle Não Linear de um Veículo Terrestre
sobre Suspensão descreve um estudo em dinâmica veicular no
qual inicialmente apresenta-se um modelo analítico para
representar a geração de forças longitudinais e laterais no
contato do pneu com o solo. Em seguida é desenvolvido, para
um automóvel de passeio terrestre sobre suspensão, um
modelo não linear de 4 graus de liberdade (velocidades
longitudinal, lateral, de guinada e de rolagem), e a sua
linearização. Expande-se esse modelo para um de 8 graus de
liberdade, no qual inclui-se o movimento de rotação axial
de cada uma das quatro rodas, e consideram-se os movimentos
do veículo somente no plano, sem efeitos de pitch ou
bounce, mas apresentando alguma relação de distribuição de
cargas devido ao roll. Descrevem-se ainda modelos em Grafos
de Ligação para os três dinâmicas de um veículo terrestre
(longitudinal, lateral e vertical) e seus acoplamentos,
visando futuras análises mais detalhadas desse sistema.
Todos os modelos em malha aberta são validados através
simulações computacionais em diversas condições típicas de
operação. Na segunda parte desse trabalho é apresentada a
estratégia proposta para o tratamento do problema de
controle direcional do veículo em uma manobra qualquer,
empregando a metodologia da linearização por realimentação,
tendo como base o modelo linear de 4 graus de liberdade.
São analisados os resultados encontrados através de
simulação computacional para a malha fechada com diferentes
combinações de parâmetros, empregando os modelos não
lineares de 4 e 8 graus de liberdade. Conclui-se discutindo
a possibilidade de generalização deste procedimento para
diferentes aplicações em Dinâmica Veicular.