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Coleção Digital
Título: MAPEAMENTO DE SIMULAÇÃO DE FRATURA E FRAGMENTAÇÃO COESIVA PARA GPUS Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor: ANDREI ALHADEFF MONTEIRO
Colaborador(es): WALDEMAR CELES FILHO - Orientador
Número do Conteúdo: 25750
Catalogação: 11/02/2016 Idioma(s): INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25750@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25750@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25750
Resumo:
Título: MAPEAMENTO DE SIMULAÇÃO DE FRATURA E FRAGMENTAÇÃO COESIVA PARA GPUS Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor: ANDREI ALHADEFF MONTEIRO
Colaborador(es): WALDEMAR CELES FILHO - Orientador
Número do Conteúdo: 25750
Catalogação: 11/02/2016 Idioma(s): INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25750@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25750@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25750
Resumo:
Apresentamos um método computacional na GPU que lida com eventos
de fragmentação dinâmica, simulados por meio de zona coesiva. Implementamos
uma estrutura de dados topológica simples e especializada para
malhas com triângulos ou tetraedros, projetada para rodar eficientemente e
minimizar ocupação de memória na GPU. Apresentamos um código dinâmico
paralelo, adaptativo e distribuído que implementa a formulação de modelo
zona coesiva extrínsica (CZM), onde elementos são inseridos adaptativamente,
onde e quando necessários. O principal objetivo na implementação
deste framework computacional reside na habilidade de adaptar a malha
de forma dinâmica e consistente, inserindo elementos coesivos nas facetas
fraturadas e inserindo e removendo elementos e nós no caso da malha adaptativa.
Apresentamos estratégias para refinar e simplificar a malha para
lidar com simulações dinâmicas de malhas adaptativas na GPU. Utilizamos
uma versão de escala reduzida do nosso modelo para demonstrar o impacto
da variação de operações de ponto flutuante no padrão final de fratura.
Uma nova estratégia de duplicar nós conhecidos como ghosts também é
apresentado quando distribuindo a simulação em diversas partições de um
cluster. Deste modo, resultados das simulações paralelas apresentam um
ganho de desempenho ao adotar estratégias como distribuir trabalhos entre
threads para o mesmo elemento e lançar vários threads por elemento. Para
evitar concorrência ao acessar entidades compartilhadas, aplicamos a coloração
de grafo para malhas não-adaptativas e percorrimento nodal no caso
adaptativo. Experimentos demonstram que a eficiência da GPU aumenta
com o número de nós e elementos da malha.