INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: WELCOME TO PUC-RIO!: UM ESTUDO SOBRE ALUNOS INTERNACIONAIS E INTERAÇÃO CULTURAL SOB A PERSPECTIVA DO DESIGN
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): MARIA LUIZA MACHADO PARANHOS

Colaborador(es):  VERA MARIA MARSICANO DAMAZIO - Orientador
ROSA MARINA DE BRITO MEYER - Coorientador
Número do Conteúdo: 17531
Catalogação:  23/05/2011 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17531@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17531@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17531

Resumo:
Esta dissertação tem como tema a relação entre Design e Interculturalismo e foi norteada pela questão: a ação do design é capaz de facilitar a interação entre as pessoas e minimizar estranhamentos gerados pelas diferenças culturais? A pesquisa foi desenvolvida com base nos modelos de categorização cultural de Richard D. Lewis e de Geert Hofstede, autores do interculturalismo, e no pensamento de autores do campo do design, como Patrick Jordan e Jorge Frascara, que destacam a importância das singularidades culturais para a ação do design e para o processo de desenvolvimento de produtos e serviços para o mundo contemporâneo. Seu foco são os alunos intercambistas internacionais recebidos pela PUC-Rio através da Coordenação Central de Cooperação Internacional, bem como a experiência desses alunos no campus da universidade (PUC-Rio) e na nova cultura. A ação metodológica central deste estudo consistiu em encontros com um grupo de alunos composto por: norte-americanos, mexicanos e japoneses, culturas definidas a partir da classificação de cultura de Richard D. Lewis e foi organizada em quatro temas: fatores motivacionais e fonte de informação, expectativas com a nova cultura, diferenças entre as culturas dos alunos internacionais e a brasileira, ações para facilitar a adaptação e interação do aluno internacional. O principal objetivo deste estudo é contribuir com subsídios teóricos e metodológicos para o projeto, planejamento e desenvolvimento de produtos e serviços interculturais e para um mundo mais diverso e plural.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui