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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: DESIGN DE INTERIORES E CONSUMO: A PERCEPÇÃO DOS ASPECTOS SÓCIO-AMBIENTAIS EM MÓVEIS E OBJETOS DECORATIVOS Autor: GABRIELA VARANDA DE CASTRO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ALFREDO JEFFERSON DE OLIVEIRA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 13338
Catalogação: 08/04/2009 Liberação: 08/04/2009 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13338&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13338&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13338
Resumo:
Título: DESIGN DE INTERIORES E CONSUMO: A PERCEPÇÃO DOS ASPECTOS SÓCIO-AMBIENTAIS EM MÓVEIS E OBJETOS DECORATIVOS Autor: GABRIELA VARANDA DE CASTRO
Nº do Conteudo: 13338
Catalogação: 08/04/2009 Liberação: 08/04/2009 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13338&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13338&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13338
Resumo:
Todo projeto de design que promete mudanças deve, afinal, comunicar-se de
uma maneira eficiente com seu público. E todo projeto sustentável deve tornar
clara a sua sugestão de transformação da sociedade. Mais que modelar formas e
funções, designers criam idéias e propostas, que seus consumidores ou usuários
finais percebem ou não. Portanto, esse novo valor simbólico conferido pelo
design, aqui neste trabalho chamado de valor sustentável, deve ser visto como
uma oportunidade para comunicar uma idéia, uma proposta de mudança social e
cultural, que precisa ser percebida, do ponto de vista do consumo. Para verificar
como produtos de design sustentável se comunicam com seu público, esta
dissertação apresenta uma pesquisa bibliográfica e um trabalho de campo
realizado junto a um grupo de trinta consumidores de móveis e objetos
decorativos, de três lojas de decoração da cidade do Rio de Janeiro. Uma pesquisa
qualitativa, composta de uma entrevista em profundidade, e uma pesquisa
quantitativa, utilizando a técnica da análise conjunta, foram aplicadas junto aos
consumidores, para avaliar a percepção do valor sustentável em peças decorativas
e verificar sua eficiência como agente transformador e facilitador de mudanças.