Título: | MAPEAMENTO DE SIMULAÇÃO DE FRATURA E FRAGMENTAÇÃO COESIVA PARA GPUS | |||||||
Autor: |
ANDREI ALHADEFF MONTEIRO |
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Colaborador(es): |
WALDEMAR CELES FILHO - Orientador |
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Catalogação: | 11/FEV/2016 | Língua(s): | INGLÊS - ESTADOS UNIDOS |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=25750&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=25750&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25750 | |||||||
Resumo: | ||||||||
Apresentamos um método computacional na GPU que lida com eventos
de fragmentação dinâmica, simulados por meio de zona coesiva. Implementamos
uma estrutura de dados topológica simples e especializada para
malhas com triângulos ou tetraedros, projetada para rodar eficientemente e
minimizar ocupação de memória na GPU. Apresentamos um código dinâmico
paralelo, adaptativo e distribuído que implementa a formulação de modelo
zona coesiva extrínsica (CZM), onde elementos são inseridos adaptativamente,
onde e quando necessários. O principal objetivo na implementação
deste framework computacional reside na habilidade de adaptar a malha
de forma dinâmica e consistente, inserindo elementos coesivos nas facetas
fraturadas e inserindo e removendo elementos e nós no caso da malha adaptativa.
Apresentamos estratégias para refinar e simplificar a malha para
lidar com simulações dinâmicas de malhas adaptativas na GPU. Utilizamos
uma versão de escala reduzida do nosso modelo para demonstrar o impacto
da variação de operações de ponto flutuante no padrão final de fratura.
Uma nova estratégia de duplicar nós conhecidos como ghosts também é
apresentado quando distribuindo a simulação em diversas partições de um
cluster. Deste modo, resultados das simulações paralelas apresentam um
ganho de desempenho ao adotar estratégias como distribuir trabalhos entre
threads para o mesmo elemento e lançar vários threads por elemento. Para
evitar concorrência ao acessar entidades compartilhadas, aplicamos a coloração
de grafo para malhas não-adaptativas e percorrimento nodal no caso
adaptativo. Experimentos demonstram que a eficiência da GPU aumenta
com o número de nós e elementos da malha.
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