Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: O INFINITO CONTADO POR DEUS: UMA INTERPRETAÇÃO DEDEKINDIANA DO CONCEITO DE NÚMERO ORDINAL TRANSFINITO DE CANTOR
Autor: WALTER GOMIDE DO NASCIMENTO JUNIOR
Colaborador(es): OSWALDO CHATEAUBRIAND FILHO - Orientador
Catalogação: 21/SET/2006 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=9031&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=9031&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9031
Resumo:
Subjacente à teoria dos números ordinais transfinitos de Cantor, há uma perspectiva finitista. Segundo tal perspectiva, Deus pode bem ordenar o infinito usando, para tanto, de procedimentos similares ao ato de contar, entendido como o ato de bem ordenar o finito. Desta maneira, um diálogo natural entre Cantor e Dedekind torna-se possível, dado que Dedekind foi o primeiro a tratar o ato de contar como sendo, em sua essência, uma forma de bem ordenar o mundo espáciotemporal pelos números naturais. Nesta tese, o conceito de número ordinal transfinito, de Cantor, é entendido como uma extensão do conceito dedekindiano de número natural.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
CAPÍTULO 6 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF