Título
[en] POLITICAL MEMORIES: THE LATIN-AMERICA CINEMA OF THE 60/70 IN ROCHA QUE VOA
Título
[pt] POLÍTICAS DA MEMÓRIA: O CINEMA LATINO-AMERICANO DAS DÉCADAS DE 60/70 EM ROCHA QUE VOA
Autor
[pt] PATRICIA FURTADO MENDES MACHADO
Vocabulário
[pt] MEMORIA
Vocabulário
[pt] DOCUMENTARIO
Vocabulário
[pt] CINEMA
Vocabulário
[en] MEMORY
Vocabulário
[en] DOCUMENTARY
Vocabulário
[en] MOVIE
Resumo
[pt] Esta pesquisa investiga as políticas da memória em jogo no documentário
Rocha que voa, 2002, em que o diretor Eryk Rocha se volta para o período em que
seu pai, Glauber Rocha, ficou exilado em Cuba, em consequência da ditadura
militar no Brasil. Não se preocupando em explorar as memórias íntimas e/ou
domésticas desta relação filial, o filme opta por focar a memória do cinema latinoamericano
das décadas de 60/70, através dos arquivos cinematográficos e dos
testemunhos de cineastas que viveram a época. Os conceitos de memória-hábito,
memória-distendida e memória-sonho, propostos por Henri Bergson (1990),
foram investigados a partir do que o próprio filme propõe. Seguiremos analisando
como se dão os gestos de intervenção do diretor na filmagem e, principalmente,
na montagem, com o auxílio da imagem eletrônica. Desse modo, discorremos
sobre o uso dos arquivos audiovisuais e na multiplicação de seus sentidos quando
colocados em relação com outras imagens e sons.
Resumo
[en] This research investigates the political memories in place in the
documentary Rocha que voa, 2002, where the director, Eryk Rocha, returns to the
period when his father, Glauber Rocha, was exiled to Cuba as a consequence of
the military dictatorship in Brazil. As opposed to exploring the close and/or
domestic memories of this relationship, the film opts to focus on the memory of
Latin American cinema in the 1960s and 70s through the cinematographic
archives and testimonies of filmmakers living at the time. The concepts of habit
memory, extended memory and pure memory, proposed by Henri Bergson
(1990), was investigated based on the proper consideration of the film. We will
analyze how the director s gesture intervens in the filming and, mainly, the film
editing, with the help of the electronic image. In this way, we discourse on the use
of the audiovisual archives and in the multiplication of its directions when placed
in relation with other images and sounds.
Orientador(es)
ANDREA FRANCA MARTINS
Banca
ANGELUCCIA BERNARDES HABERT
Banca
ANDREA FRANCA MARTINS
Banca
CONSUELO DA LUZ LINS
Catalogação
2010-11-30
Apresentação
2010-03-17
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16601@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16601@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16601
Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF CAPÍTULO 1 PDF CAPÍTULO 2 PDF CAPÍTULO 3 PDF CAPÍTULO 4 PDF CAPÍTULO 5 PDF REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF