Título
[pt] FACES DO POETA POP: O CASO MANOEL DE BARROS NA POESIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA
Título
[en] FACES OF THE POP POET: THE CASE OF MANOEL DE BARROS IN THE BRAZILIAN CONTEMPORARY POETRY
Autor
[pt] MARCELA FERREIRA MEDINA DE AQUINO
Vocabulário
[pt] LINGUAGEM
Vocabulário
[pt] MANOEL DE BARROS
Vocabulário
[pt] VIRTUAL
Vocabulário
[pt] SOCIEDADE MODERNA
Vocabulário
[pt] LITERATURA CONTEMPORANEA BRASILEIRA
Vocabulário
[en] LANGUAGE
Vocabulário
[en] MANOEL DE BARROS
Vocabulário
[en] VIRTUAL
Vocabulário
[en] MODERN SOCIETY
Vocabulário
[en] CONTEMPORARY BRAZILIAN LITERATURE
Resumo
[pt] A sociedade contemporânea se afirma sobre o mercado, a efemeridade e o
espetáculo. Ao mesmo tempo, e em consonância com tal estado de coisas, a realidade
virtual se impõe como novo universo na configuração da experiência, de forma que a
literatura – sobretudo, a poesia – acaba perdendo espaço, apesar de políticas e
ideologias voltadas para a valorização da leitura. Nesse contexto, a obra de Manoel
de Barros aparece como dissonância. Trata-se do único poeta brasileiro vivo que
constitui best seller, encontrando um nível de aceitação e identificação por parte dos
leitores digno de análise. Como um poeta de dicção moderna pode representar um
fenômeno de vendas? De que maneira e em que medida a figura de Barros circula e é
construída pelo público? Sobretudo, o que isso significa na relação
literatura/sociedade? Tais indagações motivam a análise da figura e da obra de
Manoel de Barros, que pode apresentar hipóteses de resistência da linguagem poética
na sociedade do espetáculo.
Resumo
[en] The contemporary society is established over the market, the efemerality and
the spectacle. At the same time, and according to such state of things, the virtual
reality imposes itself as a new universe in the configuration of the experience, so
that literature - especially poetry - come to loose room despite ideologies and
political movements towards the valorization of reading. In this context, the work of
Manoel de Barros appears as an incongruity. He is the only live Brazilian poet who is
a bestseller, reaching such a level of acceptance and identification from the readers
part. How can a poet of modern phraseology represent a sales phenomenon? In what
way and to which extent does the image of Barros goes around and is built by the
public? Above all, what does that mean in the relationship between literature and
society? Those questions motivate the analysis of the character and the production of
Manuel de Barros, which may present hyphotesis of the poetry language resistance in
the society of the spectacle.
Orientador(es)
JULIO CESAR VALLADAO DINIZ
Banca
PAULO FERNANDO HENRIQUES BRITTO
Banca
JULIO CESAR VALLADAO DINIZ
Banca
ROSANA KOHL BINES
Banca
ANDRE MONTEIRO GUIMARAES DIAS PIRES
Banca
ERICSON SIQUEIRA PIRES
Catalogação
2010-09-13
Apresentação
2010-03-29
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16272@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16272@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16272
Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF CAPÍTULO 1 PDF CAPÍTULO 2 PDF CAPÍTULO 3 PDF CAPÍTULO 4 PDF CAPÍTULO 5 PDF CAPÍTULO 6 PDF CAPÍTULO 7 PDF REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF