XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: CONTRIBUIÇÃO DO ENSINO RELIGIOSO NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO DA FÉ: UM ESTUDO TEOLÓGICO-PASTORAL Autor: MATEUS GERALDO XAVIER
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARIA CLARA BINGEMER (MARIA CLARA LUCCHETTI BINGEMER) - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 6494
Catalogação: 23/05/2005 Liberação: 23/05/2005 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6494&idi=1
Referência [fr]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6494&idi=3
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6494
Resumo:
Título: CONTRIBUIÇÃO DO ENSINO RELIGIOSO NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO DA FÉ: UM ESTUDO TEOLÓGICO-PASTORAL Autor: MATEUS GERALDO XAVIER
Nº do Conteudo: 6494
Catalogação: 23/05/2005 Liberação: 23/05/2005 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6494&idi=1
Referência [fr]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6494&idi=3
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6494
Resumo:
Educar à fé, para fé ou na fé através do ensino religioso,
constitui, na hora
presente, grande desafio para a comunidade eclesial. Na
sociedade tradicional,
marcada pelo contexto de cristandade, o ensino religioso
escolar dá continuidade
ao ambiente familiar e cultural. Contudo, no ambiente
secularizado e pluralista, a
comunidade eclesial se vê desafiada a repensar a natureza
deste ensino na
perspectiva da escola para todos. Para fazer face ao novo
ambiente, o modelo
tradicional se reformula, e dois novos modelos se colocam
lado a lado: o ensino
religioso centrado na educação da religiosidade e o ensino
religioso focado no
estudo do fato religioso. Ora, estes dois modelos têm
encontrado fortes
resistências na perspectiva do modelo anterior. Educar na
fé, para os
representantes deste modelo, só é possível única e
exclusivamente desde um
contato explícito com a revelação judaico-cristã. No
entanto, a plenitude da
revelação de Jesus Cristo atinge qualitativamente todas as
culturas e toda
realidade. Assim, as demais tradições religiosas são
lugares onde se condensa a
revelação de Deus. Logo, o terceiro modelo tem sua
relevância. O cristão
acostumou a ver a realidade com o olhar dualista da fé e da
razão e a classificar a
revelação em natural e sobrenatural. Na realidade, a
experiência religiosa
demonstra que há uma união radicalíssima entre Deus e o ser
humano, entre Deus
e a realidade, antes de qualquer construção conceitual.
Portanto, não se pode negar
a validade dos outros modelos para o processo de educação
da fé. Se a realidade
dos alunos não permite, sem mais, o anúncio explícito, é de
grande valia o ensino
religioso como preâmbulo à fé cristã.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTO, RESUMO, RÉSUMÉ E SUMÁRIO | |
INTRODUÇÃO | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS |