XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: DESIGN, TELEMEDICINA E APRENDIZAGEM COLABORATIVA: APLICAÇÃO EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA Autor: CARLOS ALBERTO PEREIRA DE LUCENA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
CLAUDIA RENATA MONT ALVAO BASTOS RODRIGUES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 24351
Catalogação: 27/03/2015 Liberação: 31/03/2015 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24351&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24351&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24351
Resumo:
Título: DESIGN, TELEMEDICINA E APRENDIZAGEM COLABORATIVA: APLICAÇÃO EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA Autor: CARLOS ALBERTO PEREIRA DE LUCENA
Nº do Conteudo: 24351
Catalogação: 27/03/2015 Liberação: 31/03/2015 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24351&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24351&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24351
Resumo:
Esta pesquisa trata da relação multidisciplinar de diferentes áreas do
saber. Esclarece o enfoque do Design, sob o ponto de vista da construção de
uma plataforma de aprendizagem colaborativa mobile orientada a usuários
específicos, no campo da Telemedicina. Como sustentação para criação desta
plataforma, foram levantados conceitos ligados aos principais temas abordados,
seguidos pela escolha de ferramentas adequadas para sua implantação. A partir
deste estudo inicial, foi possível aplicar uma dinâmica específica de
aprendizagem colaborativa entre professor e alunos, baseada em uma
plataforma disponível para uso em computadores e em dispositivos móveis. Esta
experiência pôde ser registrada por meio de pesquisas exploratórias de contexto
de uso e de seus usuários. De acordo com os resultados qualitativos levantados
ao longo das etapas da pesquisa, baseados na relação entre a Telemedicina, a
aprendizagem colaborativa e o Design, foi possível verificar benefícios sobre o
processo de aprendizagem de temas ligados à Medicina. Tendo a tecnologia
como elemento de sustentação desta iniciativa, os resultados apontam para o
surgimento de novas possibilidades de aprendizagem colaborativa no campo da
Telemedicina.