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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: POLÍTICAS DA MEMÓRIA: O CINEMA LATINO-AMERICANO DAS DÉCADAS DE 60/70 EM ROCHA QUE VOA Autor: PATRICIA FURTADO MENDES MACHADO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ANDREA FRANCA MARTINS - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 16601
Catalogação: 30/11/2010 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16601@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16601@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16601
Resumo:
Título: POLÍTICAS DA MEMÓRIA: O CINEMA LATINO-AMERICANO DAS DÉCADAS DE 60/70 EM ROCHA QUE VOA Autor: PATRICIA FURTADO MENDES MACHADO
Nº do Conteudo: 16601
Catalogação: 30/11/2010 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16601@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16601@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16601
Resumo:
Esta pesquisa investiga as políticas da memória em jogo no documentário
Rocha que voa, 2002, em que o diretor Eryk Rocha se volta para o período em que
seu pai, Glauber Rocha, ficou exilado em Cuba, em consequência da ditadura
militar no Brasil. Não se preocupando em explorar as memórias íntimas e/ou
domésticas desta relação filial, o filme opta por focar a memória do cinema latinoamericano
das décadas de 60/70, através dos arquivos cinematográficos e dos
testemunhos de cineastas que viveram a época. Os conceitos de memória-hábito,
memória-distendida e memória-sonho, propostos por Henri Bergson (1990),
foram investigados a partir do que o próprio filme propõe. Seguiremos analisando
como se dão os gestos de intervenção do diretor na filmagem e, principalmente,
na montagem, com o auxílio da imagem eletrônica. Desse modo, discorremos
sobre o uso dos arquivos audiovisuais e na multiplicação de seus sentidos quando
colocados em relação com outras imagens e sons.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS |