XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: MENINAS MÁS, MULHERES NUAS: ADELAIDE CARRARO E CASSANDRA RIOS NO PANORAMA LITERÁRIO BRASILEIRO Autor: PEDRO DE CASTRO AMARAL VIEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
HEIDRUN FRIEDEL KRIEGER OLINTO DE OLIVEIRA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 16167
Catalogação: 25/08/2010 Liberação: 25/08/2010 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16167&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16167&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16167
Resumo:
Título: MENINAS MÁS, MULHERES NUAS: ADELAIDE CARRARO E CASSANDRA RIOS NO PANORAMA LITERÁRIO BRASILEIRO Autor: PEDRO DE CASTRO AMARAL VIEIRA
Nº do Conteudo: 16167
Catalogação: 25/08/2010 Liberação: 25/08/2010 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16167&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16167&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16167
Resumo:
Este trabalho debruça-se sobre as obras de Adelaide Carraro (1925-1992) e
Cassandra Rios (1932-2002), comumente referidas como as maiores pornógrafas
da literatura brasileira, epíteto que evoca uma glória ambígua: a de serem
campeãs de vendagem, sobretudo nas décadas de 1960 e 1970, e também
recordistas em títulos censurados durante a última ditadura. Procuraremos mostrar
como suas – vastas – bibliografias, identificadas entre si na paixão pelo visível
da tradição naturalista e na forte presença de conteúdo sexual, configuram, não
obstante, projetos distintos e em boa medida opostos. Projetos estes que mantém
considerável coerência interna, ao longo de anos de produção contínua,
combinando transgressão e conservadorismo de modo desafiador à interpretação.
Para isso, baseando-nos no pressuposto de que a crítica não deve prescindir do
objeto, utilizaremos um método até aqui relativamente pouco explorado no que
diz respeito a Adelaide e Cassandra: a leitura de numerosos romances de cada
uma delas, bem como entrevistas e artigos publicados na imprensa. Desta forma,
questionaremos algumas proposições colhidas em sua escassa fortuna crítica,
como aquelas segundo as quais seus trabalhos representam conspicuamente
causas libertárias, ou consistem em outra coisa que não literatura. Ao mesmo,
procuraremos iluminar aspectos pouco ventilados de seu legado literário, como
sejam a crueldade, o idealismo, a aspiração à pureza.