XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: HISTORY AND UTOPIA: THE DOCUMENTARY OF SILVIO TENDLER Autor: MARCIA PATERMAN BRASIL
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MIGUEL SERPA PEREIRA - ADVISOR
Nº do Conteudo: 12998
Catalogação: 02/02/2009 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12998@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12998@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12998
Resumo:
Título: HISTORY AND UTOPIA: THE DOCUMENTARY OF SILVIO TENDLER Autor: MARCIA PATERMAN BRASIL
Nº do Conteudo: 12998
Catalogação: 02/02/2009 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12998@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12998@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12998
Resumo:
The work History and Utopia: the Documentary of Silvio Tendler
investigates the pact with the construction of political
memory assumed by the
Brazilian director, as well as discusses some of the
mechanisms responsible for
the resulting sense of displacement of his narrative
construction in the
contemporary scene. Tendler authored more than thirty
documentary films about
public personalities and national historical processes, both
indentified by the
desire to rework the political memory and raise
consciousness the authoritarian
past of the State. But his urgency to narrate dreams of
liberation, to follow
political ruptures, and to carry out the new hopes for the
construction of a
democratic future enters into conflict with the contemporary
productions in the
genre. In these productions the abandonment of the horizons
of dedication to
build utopias becomes explicit, as does the rejection of
attention to the public
sphere of political participation. To understand this
process, we write a brief
biographical description, select a few of his films, observe
his politics of historical
representation and the movements chronicled by the author.
We place his work in
dialogue with the main characteristics encountered in recent
narrative
documentary and with the theoretical tendencies of the
genre. Doing so, we try
and understand by what mode of rupture with the pillars of
thought that have
guided occidental modernism, that created accounts of
emancipation, ends up
creating suspicion of the collective identity reclaimed in
Tendlers work.
Descrição | Arquivo |
COVER, ACKNOWLEDGEMENTS, RESUMO, ABSTRACT AND SUMMARY | |
CHAPTER 1 | |
CHAPTER 2 | |
CHAPTER 3 | |
CHAPTER 4 | |
CHAPTER 5 | |
CHAPTER 6 | |
REFERENCES AND ANNEX |