XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: DESIGN, TELEMEDICINE AND COLLABORATIVE LEARNING: APPLICATION IN AN UNDERGRADUATE HEALTH COURSE Autor: CARLOS ALBERTO PEREIRA DE LUCENA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
CLAUDIA RENATA MONT ALVAO BASTOS RODRIGUES - ADVISOR
Nº do Conteudo: 24351
Catalogação: 27/03/2015 Liberação: 31/03/2015 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24351&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24351&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24351
Resumo:
Título: DESIGN, TELEMEDICINE AND COLLABORATIVE LEARNING: APPLICATION IN AN UNDERGRADUATE HEALTH COURSE Autor: CARLOS ALBERTO PEREIRA DE LUCENA
Nº do Conteudo: 24351
Catalogação: 27/03/2015 Liberação: 31/03/2015 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24351&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24351&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24351
Resumo:
This research focuses on the multidisciplinary relation between different
knowledge areas. It clarifies the Design approach, during the process of
implementing a mobile collaborative learning platform built for specific users, in
the field of Telemedicine. The gathering of concepts, related to the main
elements approached, served as the foundation for the creation of the proposed
platform. Searching for adequate desktop and mobile tools followed this process
and established a relation with the specific collaborative learning dynamic created
for the interaction between teacher and students. This experience was captured
through exploratory researches about the context of use and the context of its
users. According to the qualitative results gathered along the stages of the
research, based on the relation between Telemedicine, collaborative learning and
Design itself, it became possible to verify benefits to the learning process, related
to Health. Having technology as the foundation of this initiative, the results
presented indicate new possibilities for collaborative learning in the field of
Telemedicine.