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Coleção Digital
Título: FACES DO POETA POP: O CASO MANOEL DE BARROS NA POESIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA Autor: MARCELA FERREIRA MEDINA DE AQUINO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
JULIO CESAR VALLADAO DINIZ - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 16272
Catalogação: 13/09/2010 Liberação: 13/09/2010 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16272&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16272&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16272
Resumo:
Título: FACES DO POETA POP: O CASO MANOEL DE BARROS NA POESIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA Autor: MARCELA FERREIRA MEDINA DE AQUINO
Nº do Conteudo: 16272
Catalogação: 13/09/2010 Liberação: 13/09/2010 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16272&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16272&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16272
Resumo:
A sociedade contemporânea se afirma sobre o mercado, a efemeridade e o
espetáculo. Ao mesmo tempo, e em consonância com tal estado de coisas, a realidade
virtual se impõe como novo universo na configuração da experiência, de forma que a
literatura – sobretudo, a poesia – acaba perdendo espaço, apesar de políticas e
ideologias voltadas para a valorização da leitura. Nesse contexto, a obra de Manoel
de Barros aparece como dissonância. Trata-se do único poeta brasileiro vivo que
constitui best seller, encontrando um nível de aceitação e identificação por parte dos
leitores digno de análise. Como um poeta de dicção moderna pode representar um
fenômeno de vendas? De que maneira e em que medida a figura de Barros circula e é
construída pelo público? Sobretudo, o que isso significa na relação
literatura/sociedade? Tais indagações motivam a análise da figura e da obra de
Manoel de Barros, que pode apresentar hipóteses de resistência da linguagem poética
na sociedade do espetáculo.