Sistemas de Modulação Digital
 

Introdução

 Os sistemas de transmissão digital podem ser classificados quanto ao conjunto dos sinais transmitidos e quanto a certas características do seu receptor.

Com relação aos sinais transmitidos, tem-se a distinção entre sistemas de transmissão digital em banda básica e sistemas de transmissão digital com portadora.

Na transmissão em banda básica, o sinal é constituído por pulsos de freqüências baixas cujas amplitudes e polaridades estão associadas às diferentes mensagens. Esta forma de transmissão é geralmente identificada pela sigla PAM (Pulse Amplitude Modulation).

Na transmissão digital com portadora, o sinal é geralmente uma senóide cujos parâmetros (amplitude, fase e freqüência) estão associados às diferentes mensagens. De acordo com esta associação, tem-se os sistemas com modulação de amplitude, ou ASK (Amplitude Shift Keying), os sistemas com modulação de fase, ou PSK (Phase Shift Keying), os sistemas com modulação de freqüência, ou FSK (Frequency Shift Keying) e os sistemas com modulação de amplitude em quadratura ou QAM (Quadrature Amplitude Modulation) que pode ser vista como uma modulação de amplitude e fase.

Com referência ao receptor, os sistemas podem ser classificados em coerentes e não-coerentes.

Os sistemas coerentes, em um sentido estrito, se caracterizam por utilizar, no receptor, as formas de onda exatas dos sinais que podem ser transmitidos. Neste sentido, os sistemas com recepção ótima  são sistemas coerentes, já que o receptor ótimo faz a correlação do sinal recebido com cada um dos sinais associados às diferentes mensagens. Em um sentido mais amplo, o termo coerente significará o conhecimento exato pelo receptor apenas de algumas características importantes dos sinais transmitidos, como é o caso da freqüência e da fase das portadoras não moduladas.

Nos receptores não coerentes, a deteção é feita sem o conhecimento exato da fase da portadora não modulada. Em decorrência disto, os receptores não coerentes são mais simples, mas, por não usarem a informação de fase do conjunto de sinais transmitidos, apresentam um desempenho inferior ao dos receptores coerentes.

A seguir são analisados os diversos sistemas de transmissão digital mencionados nesta introdução. Para cada um deles, é definido o conjunto de sinais e examinada a estrutura do receptor ótimo, para o qual é calculada a probabilidade de erro. No final será feita uma comparação entre os diversos sistemas.


Sistemas de Banda Básica

Sistemas com Modulação de Amplitude e Fase

Sistemas com Modulação em Frequência

Sistemas com Recepção não Coerente

Transmissão de Sequência de Bits

Comparação de Sistemas

Problemas