Sistemas de Banda Básica

Denomina-se sinal de banda básica o sinal digital formado por pulsos de baixa freqüência e cuja informação está contida em um ou mais parâmetros destes pulsos. Nas principais aplicações comerciais os pulsos são modulados em amplitude e este sistema de modulação é geralmente denominado sistema PAM.

O sistema PAM (Pulse Amplitude Modulation) se caracteriza pela transmissão de pulsos da forma
 
 
(1)

onde g(t) é um pulso de freqüências baixas que será denominado pulso básico e e a é uma amplitude escolhida em um conjunto de amplitudes {Ai, i = 1,2,…M}, sendo que cada amplitude Ai está associada a uma mensagem mi. A seguir são definidos dois sistemas típicos através dos possíveis valores da amplitude a e de sua energia média Es.

PAM on-off
 
 
(2a)
(2b)
 

PAM simétrico multinível
 
 
(3a)
(3b)

Considere um sistema PAM binário. O transmissor e o receptor ótimo estão representados na Figura 1. No caso binário, o detetor de limiar faz a comparação do valor amostrado com um valor de referência. No caso de um sistema PAM multinível, a operação do detetor de limiar pode ser explicada com base na Figura 2 correspondente ao sinal na entrada do detetor em um sistema PAM quaternário. Na figura estão indicados os valores ideais (na ausência de ruído) correspondentes às diversas ammplitudes do sinal e os valores dos limiares de decisão. No caso de mensagens equiprováveis, os limiares correspondem ao ponto médio do intervalo entre os valores ideais do sinal. O detetor de limiar compara o valor observado com os limiares e a decisão recai na amplitude associada ao valor ideal mais próximo do valor observado.

Figura 1 - Transmissor e receptor ótimo no sistema PAM
 

Figura 2 - Limiares de decisão em um sistema PAM multinível