Título: | NÚMEROS REAIS NO ENSINO MÉDIO: IDENTIFICANDO E POSSIBILITANDO IMAGENS CONCEITUAIS | |||||||
Autor: |
ANA LUCIA VAZ DA SILVA |
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Colaborador(es): |
ISABEL ALICE OSWALD MONTEIRO LELIS - Orientador MONICA RABELLO DE CASTRO - Coorientador |
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Catalogação: | 25/NOV/2021 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=56173&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=56173&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.56173 | |||||||
Resumo: | ||||||||
O estudo dos números reais com ênfase no aluno do nível médio da escola
básica é pouco explorado nas pesquisas em Educação Matemática no Brasil e em
outros países. Constatamos, na revisão bibliográfica, que os números racionais e
irracionais não fazem parte do repertório de conhecimento de grande parte dos
futuros professores, apesar da experiência escolar, como alunos, de vários anos.
Trata-se de um campo rico de investigação devido a sua relevância dentro do
currículo de Matemática no Ensino Médio. Esta tese analisou as imagens
conceituais dos alunos, quando foram estimulados a escrever e/ou falar sobre os
números reais, motivados por atividades em que o uso da calculadora foi
incentivado. Realizamos uma análise documental desse tema. Elaboramos e
aplicamos atividades, priorizando as ideias de densidade e infinito. Utilizamos as
representações decimais finitas e infinitas e os números irracionais da forma raiz quadrada de n , n
natural, bem como elegemos o algoritmo da divisão como disparador desse
processo. A metodologia clínico-qualitativa permitiu-nos coletar os dados em
duas etapas: o estudo preliminar exploratório, com a aplicação de um questionário
para 70 alunos; e o estudo principal, realizado com 12 alunos, nos quais o aluno
foi constantemente solicitado a esclarecer seus julgamentos. O ambiente de
pesquisa possibilitou a manifestação e a análise dos julgamentos prototípicos e
analíticos que foram identificados por atributos relevantes e irrelevantes. Os
resultados apontam para a necessidade de um trabalho efetivo, a partir do
algoritmo da divisão, que consolide o conhecimento das representações decimais.
O aumento do repertório de exemplos positivos e negativos relacionados às
noções trabalhadas parece estimular descritores de imagem conceitual que são
favoráveis para o desenvolvimento do conceito de número real.
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