Título: | OLHARES EM MOVIMENTO: CIDADE E AUTORIA NO CINEMA DE PEDRO ALMODÓVAR | |||||||
Autor: |
FABIANA CRISPINO SANTOS |
|||||||
Colaborador(es): |
RENATO CORDEIRO GOMES - Orientador |
|||||||
Catalogação: | 29/MAI/2017 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
|||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
|||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=30141&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=30141&idi=2 |
|||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30141 | |||||||
Resumo: | ||||||||
O estudo proposto em Olhares em movimento: cidade e autoria no cinema de Pedro Almodóvar trata da configuração das expressões culturais na contemporaneidade. Para isso, o recorte selecionado relaciona o cinema, a literatura e as novas tecnologias, com foco para o aspectos mais relevantes da obra do cineasta espanhol Pedro Almodóvar. A pesquisa foi dividida em duas partes, centradas nas noções de cidade e de autoria. Na primeira parte, são discutidas as relações entre a cidade e o cinema, e analisada a presença do elemento urbano na filmografia almodovariana. Na segunda parte do trabalho, o conceito de autoria é problematizado na arte, no cinema em geral e em particular no cinema de Almodóvar, especialmente o que se refere à retroserialidade, à publicação blog blogpedroalmodóvar; e à transformação da filmografia almodovariana em intertextos reconhecíveis no trabalho de outros diretores.
|
||||||||