Título: | DESIGN, TELEMEDICINA E APRENDIZAGEM COLABORATIVA: APLICAÇÃO EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA | |||||||
Autor: |
CARLOS ALBERTO PEREIRA DE LUCENA |
|||||||
Colaborador(es): |
CLAUDIA RENATA MONT ALVAO BASTOS RODRIGUES - Orientador |
|||||||
Catalogação: | 27/MAR/2015 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
|||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
|||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=24351&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=24351&idi=2 |
|||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24351 | |||||||
Resumo: | ||||||||
Esta pesquisa trata da relação multidisciplinar de diferentes áreas do
saber. Esclarece o enfoque do Design, sob o ponto de vista da construção de
uma plataforma de aprendizagem colaborativa mobile orientada a usuários
específicos, no campo da Telemedicina. Como sustentação para criação desta
plataforma, foram levantados conceitos ligados aos principais temas abordados,
seguidos pela escolha de ferramentas adequadas para sua implantação. A partir
deste estudo inicial, foi possível aplicar uma dinâmica específica de
aprendizagem colaborativa entre professor e alunos, baseada em uma
plataforma disponível para uso em computadores e em dispositivos móveis. Esta
experiência pôde ser registrada por meio de pesquisas exploratórias de contexto
de uso e de seus usuários. De acordo com os resultados qualitativos levantados
ao longo das etapas da pesquisa, baseados na relação entre a Telemedicina, a
aprendizagem colaborativa e o Design, foi possível verificar benefícios sobre o
processo de aprendizagem de temas ligados à Medicina. Tendo a tecnologia
como elemento de sustentação desta iniciativa, os resultados apontam para o
surgimento de novas possibilidades de aprendizagem colaborativa no campo da
Telemedicina.
|
||||||||