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Título: VESTUÁRIO INDUSTRIALIZADO: USO DA ERGONOMIA NAS FASES DE GERÊNCIA DE PRODUTO, CRIAÇÃO, MODELAGEM E PROTOTIPAGEM
Autor: LUCAS DA ROSA
Colaborador(es): ANAMARIA DE MORAES - Orientador
Catalogação: 02/JAN/2012 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=18873&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=18873&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.18873
Resumo:
A indústria de confecção do vestuário faz parte de um dos setores da economia mundial com grande destaque em termos de volume de produção, faturamento e geração de empregos diretos e indiretos. Porém, o sistema educacional brasileiro voltado para o ensino em nível superior, nesta área é de formação recente e as bases de pesquisa em várias fases do processo produtivo estão em construção, em especial, nas etapas de concepção do produto e produção em série. A hipótese desta pesquisa se refere ao uso intuitivo da ergonomia, na fase de concepção do produto do setor vestuarista e como isso impede a sua aplicação correta do método ergonômico, para agregar mais qualidade ao produto final. O objetivo principal deste trabalho foi o de sistematizar sobre a utilização da ergonomia nas fases de Gerência de Produto, Criação, Modelagem e Prototipagem na confecção do vestuário. Para alcançar esse objetivo geral foram estudadas, especificamente, as questões que permitiram apresentar a estrutura organizacional da cadeia têxtil, com ênfase na confecção do vestuário; investigar a aplicação da ergonomia na Gerência de Produto, Criação, Modelagem e Prototipagem; identificar a aplicação da qualidade ergonômica em produtos do vestuário. Com base na pesquisa de campo, confirmou-se a hipótese que a qualidade ergonômica é utilizada de forma intuitiva e, para tanto - apesar de ainda não ter sido testado em empresas - foi desenvolvido um modelo para auxiliar na etapa de concepção de produtos do vestuário e na disseminação da ergonomia, com o objetivo de melhorar a relação entre usuário e produto.
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CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
CAPÍTULO 6 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, APÊNDICE E ANEXOS PDF