Título: | ISSUENET: UM FRAMEWORK PARA AVALIAÇÃO COLABORATIVA DE TAREFAS | |||||||
Autor: |
TATIANA ESCOVEDO |
|||||||
Colaborador(es): |
CARLOS JOSE PEREIRA DE LUCENA - Orientador |
|||||||
Catalogação: | 19/FEV/2008 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
|||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
|||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=11336&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=11336&idi=2 |
|||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11336 | |||||||
Resumo: | ||||||||
Atualmente, o mercado de trabalho é caracterizado por
globalização, forte
competição, rápidas mudanças, crescente fluxo e
obsolescência de informações e
exigentes padrões de qualidade e de produtividade. Para
acompanhar estas
transformações, portanto, a escola também precisa evoluir
do modelo clássico para a
Aprendizagem Colaborativa, a fim de formar indivíduos
capazes de se comunicar,
trabalhar em grupo na resolução de problemas complexos e
interdisciplinares, coordenar
o trabalho individual e do grupo, e tomar as melhores
decisões. Esta pesquisa investiga
especificamente a avaliação colaborativa em grupos de
trabalho e de aprendizagem, e
propõe o IssueNet, um Framework de colaboração para
acompanhamento e avaliação
colaborativa de tarefas. Para validar a contribuição do
Framework na avaliação
colaborativa, e investigar que outras influências a sua
utilização exerce em grupos de
trabalho ou de aprendizagem, foram realizados dois estudos
de caso com duas instâncias
distintas do IssueNet. Após a análise dos estudos de caso e
dos depoimentos dos
participantes, concluiu-se que o Framework atendeu às
expectativas de possibilitar a
avaliação colaborativa em grupos de trabalho ou
aprendizagem.
|
||||||||