Título
[pt] DESIGN, TELEMEDICINA E APRENDIZAGEM COLABORATIVA: APLICAÇÃO EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA
Título
[en] DESIGN, TELEMEDICINE AND COLLABORATIVE LEARNING: APPLICATION IN AN UNDERGRADUATE HEALTH COURSE
Autor
[pt] CARLOS ALBERTO PEREIRA DE LUCENA
Vocabulário
[pt] MOBILIDADE
Vocabulário
[pt] TELEMEDICINA
Vocabulário
[pt] APRENDIZAGEM COLABORATIVA
Vocabulário
[pt] INTERACAO HUMANO-COMPUTADOR
Vocabulário
[en] MOBILITY
Vocabulário
[en] TELEMEDICINE
Vocabulário
[en] COLLABORATIVE LEARNING
Vocabulário
[en] HUMAN-COMPUTER INTERACTION
Resumo
[pt] Esta pesquisa trata da relação multidisciplinar de diferentes áreas do
saber. Esclarece o enfoque do Design, sob o ponto de vista da construção de
uma plataforma de aprendizagem colaborativa mobile orientada a usuários
específicos, no campo da Telemedicina. Como sustentação para criação desta
plataforma, foram levantados conceitos ligados aos principais temas abordados,
seguidos pela escolha de ferramentas adequadas para sua implantação. A partir
deste estudo inicial, foi possível aplicar uma dinâmica específica de
aprendizagem colaborativa entre professor e alunos, baseada em uma
plataforma disponível para uso em computadores e em dispositivos móveis. Esta
experiência pôde ser registrada por meio de pesquisas exploratórias de contexto
de uso e de seus usuários. De acordo com os resultados qualitativos levantados
ao longo das etapas da pesquisa, baseados na relação entre a Telemedicina, a
aprendizagem colaborativa e o Design, foi possível verificar benefícios sobre o
processo de aprendizagem de temas ligados à Medicina. Tendo a tecnologia
como elemento de sustentação desta iniciativa, os resultados apontam para o
surgimento de novas possibilidades de aprendizagem colaborativa no campo da
Telemedicina.
Resumo
[en] This research focuses on the multidisciplinary relation between different
knowledge areas. It clarifies the Design approach, during the process of
implementing a mobile collaborative learning platform built for specific users, in
the field of Telemedicine. The gathering of concepts, related to the main
elements approached, served as the foundation for the creation of the proposed
platform. Searching for adequate desktop and mobile tools followed this process
and established a relation with the specific collaborative learning dynamic created
for the interaction between teacher and students. This experience was captured
through exploratory researches about the context of use and the context of its
users. According to the qualitative results gathered along the stages of the
research, based on the relation between Telemedicine, collaborative learning and
Design itself, it became possible to verify benefits to the learning process, related
to Health. Having technology as the foundation of this initiative, the results
presented indicate new possibilities for collaborative learning in the field of
Telemedicine.
Orientador(es)
CLAUDIA RENATA MONT ALVAO BASTOS RODRIGUES
Banca
LUIZA NOVAES
Banca
CLAUDIA RENATA MONT ALVAO BASTOS RODRIGUES
Banca
LEONARDO MARQUES DE ABREU
Banca
MARIA MANUELA RUPP QUARESMA
Banca
JORGE CALMON DE ALMEIDA BIOLCHINI
Catalogação
2015-03-27
Apresentação
2014-04-02
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24351@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24351@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24351
Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTA DE FIGURAS PDF CAPÍTULO 1 PDF CAPÍTULO 2 PDF CAPÍTULO 3 PDF CAPÍTULO 4 PDF CAPÍTULO 5 PDF CAPÍTULO 6 PDF REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, APÊNDICE PDF