Título
[pt] O FUTURO A DEUS PERTENCE: ENDIVIDAMENTO ENTRE CONSUMIDORES EMERGENTES
Título
[en] THE FUTURE BELONGS TO GOD: INDEBTEDNESS AMONG EMERGING MIDDLE-CLASS CONSUMERS
Autor
[pt] RENATA LUCIA CAVALCANTI CUNHA
Vocabulário
[pt] CREDITO
Vocabulário
[pt] TROCAS INTERTEMPORAIS
Vocabulário
[pt] INADIMPLENCIA
Vocabulário
[pt] ENDIVIDAMENTO
Vocabulário
[pt] BAIXA RENDA
Vocabulário
[en] CREDIT
Vocabulário
[en] NON-PAYMENT LATE PAYMENT
Vocabulário
[en] INDEBTEDNESS
Vocabulário
[en] LOW-INCOME
Resumo
[pt] A pesquisa procura identificar influências temporais nas tomadas de decisão de consumidores de baixa renda, relacionadas ao endividamento. Inseridos em uma sociedade cuja cultura exalta o consumo como forma de ser e pertencer, os indivíduos dessas classes vivem hoje a oportunidade de possuir bens antes inacessíveis. O incentivo dado pelo crédito facilitado e por um ambiente macroeconômico favorável, onde juros e taxa de desemprego corroboram para a sensação de estabilidade, pode se mostrar uma armadilha para esse grupo de indivíduos, que querem consumir, mas dependem do crédito como forma de ampliar seu poder de compra. A pesquisa é de natureza qualitativa, baseando-se em entrevistas em profundidade. Baseada em narrativas individuais, revelam-se sonhos e aspirações de um grupo de 16 indivíduos e a necessidade de decidir pelo consumo imediato ou poupar para atingir seus objetivos. Apesar de, racionalmente, concordarem com a importância de se pensar e planejar o futuro, a experiência de vida própria, ou de familiares e amigos, testemunha contra qualquer previsibilidade e reforça o pensamento de que o futuro, a Deus pertence.
Resumo
[en] The research seeks to identify temporal influences in decision making of low-income consumers, relating to indebtedness. Living in a society whose culture glorifies consumption as a way of being and belonging, those individuals have today the opportunity to buy goods previously inaccessible. The encouragement given by easy credit and a favorable macroeconomic environment, where interest and unemployment rates corroborate the sense of stability, may prove a trap for this group of individuals who want to consume, but depend on the credit as a way to expand your purchasing power. The research is qualitative in nature, based on in-depth interviews. Based on individual narratives that reveal the dreams and aspirations of a group of 16 individuals and their need to decide between immediate consumption or saving for achieving your goals. Although rationally agree on the importance of thinking and planning for the future, the experience of life itself, or from family and friends, witness against any predictability and reinforces the thought that the future belongs to God.
Orientador(es)
ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA
Banca
PAULO CESAR DE MENDONCA MOTTA
Banca
ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA
Banca
CECILIA LIMA DE QUEIROS MATTOSO
Catalogação
2014-10-29
Apresentação
2013-09-05
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23608@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23608@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.23608
Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF CAPÍTULO 1 PDF CAPÍTULO 2 PDF CAPÍTULO 3 PDF CAPÍTULO 4 PDF REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXO PDF CAPÍTULO 5 PDF