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Título
[en] LIVRO OU LEAVE ME: THE BABYLONIAN WRITINGS OF HÉLIO OITICICA (1971-1978)

Título
[pt] LIVRO OU LIVRO-ME: OS ESCRITOS BABILÔNICOS DE HÉLIO OITICICA (1971-1978)

Autor
[pt] FREDERICO OLIVEIRA COELHO

Vocabulário
[pt] LITERATURA BRASILEIRA

Vocabulário
[pt] CULTURA CONTEMPORANEA

Vocabulário
[pt] ANOS 70

Vocabulário
[pt] CRITICA LITERARIA

Vocabulário
[en] BRAZILIAN LITERATURE

Vocabulário
[en] CONTEMPORARY CULTURE

Vocabulário
[en] 1970S

Vocabulário
[en] LITERARY CRITICISM

Resumo
[pt] Entre 1971 e 1978 o artista plástico carioca Hélio Oiticica (1937-1980) morou em Manhattan, Nova York. Batizada por Oiticica de Babylon, é durante sua estadia na cidade que ele investe grande parte de seu trabalho em um novo projeto: publicar uma série de textos escritos nesse período, em um livro cujo formato e conteúdo permaneceram em constante transformação ao longo dos anos, sem atingir um resultado final. Batizado com alguns nomes como Newyorkaises e Conglomerado, o projeto de publicação torna- se o epicentro da produção de Oiticica e, ao mesmo tempo, uma promessa não realizada. A Tese visa analisar a relação produtiva entre a obra de Oiticica e a escritura, além da forte presença da literatura em seus trabalhos e reflexões. A análise dessa relação percorrerá alguns espaços criativos desse escritor- leitor, como seu arquivo, seus escritos pessoais, cartas, cadernos e fontes de leitura por ele utilizadas. Ao apresentar e analisar documentos de pouca ou nenhuma divulgação escritos por Hélio Oiticica, a Tese pretende não só ampliar os debates sobre arte e literatura em geral como divulgar novas temáticas e possibilidades de pesquisa em relação à sua obra.

Resumo
[en] From 1971 to 1978, Hélio Oiticica (1937-1980), a native of Rio de Janeiro, lived in Manhattan. During his sojourn in New York, a city he referred to as Babylon, he put much of his effort into a new project: that of publishing a number of texts written in this period as a book whose format and content would constantly change throughout the years, never reaching a final result. Variously known as Newyorkaises and Conglomerado, the publication project became both the epicenter of Oiticica`s production and a promise that never came to fruition. This dissertation analyzes the relationship between Oiticica`s art and his writings and addresses the marked presence of literature in both his works and his reflections. The analysis of the relation between the two takes into account different manifestations of this writer/reader`s creativity, such as his archive, intimate writings, letters and notebooks, as well as his reading. By presenting and analyzing little-known or previously unpublished texts by Oiticica, this dissertation aims not only to broaden the scope of debates on art and literature in general but also to disseminate new themes and possibilities of research into Oiticica`s work.

Orientador(es)
JULIO CESAR VALLADAO DINIZ

Banca
JULIO CESAR VALLADAO DINIZ

Banca
MARILIA ROTHIER CARDOSO

Banca
LUIZ CAMILLO DOLABELLA PORTELLA OSORIO DE ALMEIDA

Banca
HELOISA HELENA OLIVEIRA BUARQUE DE HOLLANDA

Banca
ANA PAULA VEIGA KIFFER

Catalogação
2008-10-21

Apresentação
2008-04-11

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
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Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12383@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12383@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12383


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