Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] ISSUENET: A FRAMEWORK FOR COLLABORATIVE TASK ASSESSMENT

Título
[pt] ISSUENET: UM FRAMEWORK PARA AVALIAÇÃO COLABORATIVA DE TAREFAS

Autor
[pt] TATIANA ESCOVEDO

Vocabulário
[pt] FRAMEWORK

Vocabulário
[pt] GERENCIADOR DE TAREFAS

Vocabulário
[pt] COLABORACAO

Vocabulário
[pt] APRENDIZAGEM COLABORATIVA

Vocabulário
[en] FRAMEWORK

Vocabulário
[en] ISSUE TRACKING

Vocabulário
[en] COLLABORATION

Vocabulário
[en] COLLABORATIVE LEARNING

Resumo
[pt] Atualmente, o mercado de trabalho é caracterizado por globalização, forte competição, rápidas mudanças, crescente fluxo e obsolescência de informações e exigentes padrões de qualidade e de produtividade. Para acompanhar estas transformações, portanto, a escola também precisa evoluir do modelo clássico para a Aprendizagem Colaborativa, a fim de formar indivíduos capazes de se comunicar, trabalhar em grupo na resolução de problemas complexos e interdisciplinares, coordenar o trabalho individual e do grupo, e tomar as melhores decisões. Esta pesquisa investiga especificamente a avaliação colaborativa em grupos de trabalho e de aprendizagem, e propõe o IssueNet, um Framework de colaboração para acompanhamento e avaliação colaborativa de tarefas. Para validar a contribuição do Framework na avaliação colaborativa, e investigar que outras influências a sua utilização exerce em grupos de trabalho ou de aprendizagem, foram realizados dois estudos de caso com duas instâncias distintas do IssueNet. Após a análise dos estudos de caso e dos depoimentos dos participantes, concluiu-se que o Framework atendeu às expectativas de possibilitar a avaliação colaborativa em grupos de trabalho ou aprendizagem.

Resumo
[en] Currently, the business market is characterized by globalization, strong competition, fast changes, increasing flow and obsolescence of information and demanding quality standards and productivity. To follow these transformations, the school also needs to evolve from the classical model to Collaborative Learning, in order to form individuals capable to communicating, working in group for the resolution of complex and interdisciplinary problems, coordinating the individual work and that of the group, and taking the best decisions. This research specifically investigates the collaborative evaluation in learning and working groups, and proposes IssueNet, a collaboration Framework for the management and collaborative evaluation of tasks. To validate the contributions brought about by the Framework, and to investigate what other influences it may have on learning or working groups, two case-studies using two distinct IssueNet instances have been carried through. After the analysis of the casestudies and of the based on the comments of the participants, we have concluded that the Framework satisfies our expectations by making it possible the collaborative evaluation in learning or working groups.

Orientador(es)
CARLOS JOSE PEREIRA DE LUCENA

Banca
CARLOS JOSE PEREIRA DE LUCENA

Banca
FIRMO FREIRE

Banca
RICARDO CHOREN NOYA

Catalogação
2008-02-19

Apresentação
2007-07-26

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11336@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11336@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11336


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
CAPÍTULO 6 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF