Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] ANÁLISE DE CONFIABILIDADE DE ESTRUTURAS APLICADA AO PROJETO DE REFORÇO À FORÇA CORTANTE DE VIGAS EM CONCRETO ARMADO COM COMPÓSITOS DE FIBRAS DE CARBONO

Título
[en] STRUCTURAL RELIABILITY ANALYSIS APPLICATION TO THE DESIGN OF CARBON FIBRES REINFORCED POLYMER SHEAR STRENGTHENING OF REINFORCED CONCRETE BEAMS

Autor
[pt] MARCELA TORNO DE AZEREDO LOPES

Vocabulário
[pt] CONCRETO ARMADO

Vocabulário
[pt] FORCA CORTANTE

Vocabulário
[pt] CONFIABILIDADE ESTRUTURAL

Vocabulário
[pt] COMPOSITO DE FIBRA DE CARBONO

Vocabulário
[en] REINFORCED CONCRETE

Vocabulário
[en] SHEAR

Vocabulário
[en] STRUCTURAL RELIABILITY

Vocabulário
[en] CARBON FIBER COMPOSITE

Resumo
[pt] A análise de confiabilidade aplicada ao projeto de estruturas é uma ferramenta que permite avaliar a probabilidade de falha da estrutura para um certo modo de comportamento e a sensibilidade deste projeto em relação às variáveis consideradas. Neste trabalho a análise de confiabilidade é aplicada ao projeto de reforço à força cortante com compósitos de fibras de carbono de vigas em concreto armado. Inicialmente, modelos e prescrições normativas para verificar a capacidade resistente do reforço à força cortante são implementados em MathCad. Os resultados teóricos são comparados com os obtidos de programas experimentais realizados por diversos pesquisadores. Posteriormente, um programa de confiabilidade de estruturas é implementado em liguagem C onde é utilizado o método FORM First Order Reliability Method. Este programa permite: avaliar a confiabilidade à força cortante de seções de vigas de concreto armado reforçadas ou não e dimensionar a taxa geométrica de reforço para um valor estabelecido de índice de confiabilidade de referência e este valor segue recomendações do Eurocode EN1990 (2001). As taxas geométricas de reforço são dimensionadas por dois enfoques: o semiprobabilístico, prática corrente de projetos, e o probabilístico, projeto baseado em confiabilidade. Os resultados obtidos são comparados. No enfoque probabilístico, as taxas geométricas de reforço são calculadas estabelecendo que o valor do índice de confiabilidade equivalente, avaliado utilizando formulação de sistemas em série, seja maior ou igual ao valor do índice de confiabilidade de referência. Os valores dos índices de confiabilidade, considerando ou não a formulação de sistemas em série, das probabilidades de falha e dos fatores de importância das variáveis aleatórias são obtidos para a seção sem e com reforço. As coordenadas dos pontos de projeto e os coeficientes parciais de segurança são obtidos para a seção reforçada.

Resumo
[en] Structural reliability analysis provides a prediction of the structural probability of failure against some behavior mode and the design sensibility with respect to the random variables evaluated at the design point. In this research the reliability analysis is applied to design the carbon fibres reinforced polymer shear strengthening of reinforced concrete beams. First, models and code recommendations, available in literature, to verify the shear strengthening are implemented in MathCad. Further, a structural reliability- based software, using the First Order Reliability Method (FORM), is implemented in C programming language. This software provides the evaluation of the shear reliability of reinforced concrete beams cross-sections, either strengthened or not by CFRP, and the shear reinforcement ratio for a target reliability index. The target reliability index is established as defined by Eurocode EN 1990 (2001). The random variables probabilistic models are based upon code`s recommendations available in specialized literature. The shear reinforcement ratio is designed by two approaches: semi-probabilistic, as the current design practice, and the probabilistic, reliability-based design. The results are compared. In the probabilistic approach, the shear reinforcement ratio design aims to obtain a series system reliability index value larger than a predefined target value. The reliability index values, their corresponding failure probabilities and the percentages of total uncertainty associated to which random variable arise from reliability-based design, developed for either strengthened or not reinforced concrete beams cross-sections. For the strengthened cross- sections, the design point and the partial safety factors are also obtained.

Orientador(es)
MARTA DE SOUZA LIMA VELASCO

Coorientador(es)
CLAUDIA RIBEIRO EBOLI

Banca
RAUL ROSAS E SILVA

Banca
LUIZ ELOY VAZ

Banca
MARTA DE SOUZA LIMA VELASCO

Banca
CLAUDIA RIBEIRO EBOLI

Banca
RICARDO AMORIM EINSFELD

Banca
SERGIO HAMPSHIRE C SANTOS

Banca
SOFIA MARIA CARRATO DINIZ

Catalogação
2007-12-06

Apresentação
2007-04-13

Tipo
[pt] TEXTO

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Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10981@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10981@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10981


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