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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: DETERMINAÇÃO DA TRAJETÓRIA DE VEÍCULOS TERRESTRES A ALTA VELOCIDADE EM PISTAS PRÉ-DEFINIDAS ATRAVÉS DE TÉCNICAS DE OTIMIZAÇÃO Autor: DANNY HERNAN ZAMBRANO CARRERA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MAURO SPERANZA NETO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 9352
Catalogação: 06/12/2006 Liberação: 06/12/2006 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9352&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9352&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9352
Resumo:
Título: DETERMINAÇÃO DA TRAJETÓRIA DE VEÍCULOS TERRESTRES A ALTA VELOCIDADE EM PISTAS PRÉ-DEFINIDAS ATRAVÉS DE TÉCNICAS DE OTIMIZAÇÃO Autor: DANNY HERNAN ZAMBRANO CARRERA
Nº do Conteudo: 9352
Catalogação: 06/12/2006 Liberação: 06/12/2006 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9352&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9352&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9352
Resumo:
Em veículos de competição com velocidades elevadas, o
principal objetivo é
chegar em primeiro lugar, o que significa percorrer um
determinado número de
voltas em uma trajetória fechada fazendo algumas manobras
para cumprir o
circuito no menor tempo possível, dentro das limitações
impostas pelas
caracteristicas dinâmicas e de condução destes veículos. A
otimização é uma
metodologia que pode ser usada para reproduzir trajetórias
e técnicas de condução
usadas pelos pilotos de corrida, e também para investigar
os efeitos de vários
parâmetros nas condições limites da estabilidade veicular.
Neste trabalho,
inicialmente é apresentado o desenvolvimento de um modelo
dinâmico do veículo
considerando as caracterítiscas suficientes para análise
da trajetória, influenciada
por parâmetros geométricos e físicos pertinentes. Em
seguida é definido o
problema de obtenção da trajetória empregando
procedimentos de otimização, de
modo a determinar como um veículo irá percorrer um
traçado, considerando como
função objetivo o tempo de percurso, que deverá ser
mínimo, e tendo como
restrições as condições dinâmicas do veículo e geométricas
da pista,
implementando rotinas que são usadas em conjunto com os
algoritmos existentes
na Optimization Toolbox do Matlab. Finalmente apresenta-se
o comportamento
do veículo, representado pelo modelo desenvolvido
anteriormente em uma malha
de controle de trajetória, de modo a comparar o
comportamento assim obtido com
aquele previsto pelo procedimento de otimização.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES |