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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: QUE GÊNERO É ESSE?: UMA ANÁLISE DO LUGAR DAS RELAÇÕES DE GÊNERO NOS PCN E PCN+ Autor: RACHEL LUIZA PULCINO DE ABREU
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 56158
Catalogação: 25/11/2021 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56158@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56158@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.56158
Resumo:
Título: QUE GÊNERO É ESSE?: UMA ANÁLISE DO LUGAR DAS RELAÇÕES DE GÊNERO NOS PCN E PCN+ Autor: RACHEL LUIZA PULCINO DE ABREU
Nº do Conteudo: 56158
Catalogação: 25/11/2021 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56158@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56158@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.56158
Resumo:
Essa pesquisa pretendeu refletir sobre como a temática de gênero é abordada nos documentos curriculares PCN e PCN+ do ensino fundamental e médio. Em primeiro lugar me aprofundo na literatura dos estudos de gênero e do currículo, buscando perceber como esses dois campos se cruzam, objetivando identificar como as questões relativas ao gênero e a sexualidade, transformaram-se num tema da área curricular. Em seguida, na apreciação crítica dos dados, baseada principalmente na metodologia da análise documental e análise de conteúdo, problematizo os PCN e PCN+ procurando compreender como a temática de gênero é discutida, tentando identificar qual o seu lugar dentro dos documentos. As principais conclusões da pesquisa são: (1) o conceito de gênero revelado na análise dos documentos está marcado por uma concepção que favorece a dicotomia entre natureza (sexo) e cultura (gênero); (2) os documentos curriculares apresentam uma perspectiva higienista sobre a sexualidade e o corpo, com forte ênfase na prática do sexo seguro; (3) as mulheres – enquanto sujeitos históricos e categoria analítica – estão invisibilizadas nos textos dos PCN e dos PCN+.