$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: HISTORIA EM QUADRINHOS NA INTERNET: UMA ADAPTAÇÃO AOS NOVOS DESAFIOS DA NARRATIVA DIGITAL
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): HIRAN FERREIRA DE LIRA

Colaborador(es):  REJANE SPITZ - Orientador
Número do Conteúdo: 4284
Catalogação:  09/12/2003 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4284@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4284@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4284

Resumo:
Com o desenvolvimento da tecnologia digital, nos últimos 20 anos, mídias como a televisão, vídeo, cinema, rádio, impressos etc., convergiram para a Internet, adequando-se a este novo instrumento de comunicação. Os quadrinhos, como cultura de massa, também buscam seu espaço adequando e/ou desenvolvendo novas formas de linguagem e narrativa. A introdução de novos elementos como som, animação e interatividade podem transformar a forma como as pessoas lêem os quadrinhos. O cinema, o quadrinho, o desenho animado, a televisão - linguagens baseadas em imagens seqüenciais - intercambiam elementos de linguagem mutuamente e continuamente, mas já possuem uma linguagem bastante estruturada. Percebeu-se o esforço de muitos artistas do quadrinho em desenvolver ou adaptar a linguagem dos quadrinhos para um formato digital. Mas como fazer isso para uma mídia que ainda não definiu sua própria linguagem? Esta dissertação teve por objetivo investigar as iniciativas de adaptação da linguagem dos quadrinhos para o formato digital. Para isto, conduzimos nossa pesquisa de modo a contemplar três aspectos: o ponto de vista do profissional da área, a visão do consumidor e, por último, a análise do produto - o próprio quadrinho on-line - que os conecta. Estes dois primeiros aspectos foram analisados com base em entrevistas, concedidas por profissionais da área e estudantes das cidades do Recife e do Rio de Janeiro, que foram submetidas às técnicas de análise qualitativa do discurso, o que permitiu a detecção de recorrências e inconsistências nas respostas dos entrevistados. Os resultados desta análise definiram os padrões que serviram de base comparativa para o terceiro aspecto: a análise dos quadrinhos on-line veiculados na Internet, que proveu informações sobre as tendências, novas possibilidades e limitações.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTA DE FIGURAS  PDF
INTRODUÇÃO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CONCLUSÃO  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui