INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: VESTUÁRIO INDUSTRIALIZADO: USO DA ERGONOMIA NAS FASES DE GERÊNCIA DE PRODUTO, CRIAÇÃO, MODELAGEM E PROTOTIPAGEM
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): LUCAS DA ROSA

Colaborador(es):  ANAMARIA DE MORAES - Orientador
Número do Conteúdo: 18873
Catalogação:  02/01/2012 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18873@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18873@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.18873

Resumo:
A indústria de confecção do vestuário faz parte de um dos setores da economia mundial com grande destaque em termos de volume de produção, faturamento e geração de empregos diretos e indiretos. Porém, o sistema educacional brasileiro voltado para o ensino em nível superior, nesta área é de formação recente e as bases de pesquisa em várias fases do processo produtivo estão em construção, em especial, nas etapas de concepção do produto e produção em série. A hipótese desta pesquisa se refere ao uso intuitivo da ergonomia, na fase de concepção do produto do setor vestuarista e como isso impede a sua aplicação correta do método ergonômico, para agregar mais qualidade ao produto final. O objetivo principal deste trabalho foi o de sistematizar sobre a utilização da ergonomia nas fases de Gerência de Produto, Criação, Modelagem e Prototipagem na confecção do vestuário. Para alcançar esse objetivo geral foram estudadas, especificamente, as questões que permitiram apresentar a estrutura organizacional da cadeia têxtil, com ênfase na confecção do vestuário; investigar a aplicação da ergonomia na Gerência de Produto, Criação, Modelagem e Prototipagem; identificar a aplicação da qualidade ergonômica em produtos do vestuário. Com base na pesquisa de campo, confirmou-se a hipótese que a qualidade ergonômica é utilizada de forma intuitiva e, para tanto - apesar de ainda não ter sido testado em empresas - foi desenvolvido um modelo para auxiliar na etapa de concepção de produtos do vestuário e na disseminação da ergonomia, com o objetivo de melhorar a relação entre usuário e produto.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, APÊNDICE E ANEXOS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui