$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: PRIORIZAÇÃO DE ANOMALIAS DE CÓDIGO SENSÍVEL A ARQUITETURA
Autor: ROBERTA LOPES ARCOVERDE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ALESSANDRO FABRICIO GARCIA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 23962
Catalogação:  30/01/2015 Idioma(s):  INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23962@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23962@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.23962

Resumo:
Um dos principais sintomas de declínio da qualidade arquitetural em projetos de software é a manifestação contínua de anomalias de código. Quando estas anomalias não são detectadas e removidas com antecedência, a capacidade de evoluir e manter estes sistemas pode ser comprometida, e, eventualmente, uma reestruturação completa de suas arquiteturas é inevitável. Apesar da existência de diversas técnicas e ferramentas para detecção automática de anomalias de código, a identificação de anomalias que efetivamente causam problemas arquiteturais é ainda uma tarefa desafiadora e não trivial. Ademais, estudos realizados no contexto desta dissertação ostraram que desenvolvedores tendem a refatorar mais frequentemente anomalias que não causam problemas arquiteturais. Em especial, percebeu-se que desenvolvedores priorizam a refatoração de elementos de código que não afetam a arquitetura dos sistemas, como métodos privados ou módulos internos de um componente arquitetural. Neste contexto, o presente trabalho propõe uma abordagem para priorização de anomalias de código. Esta abordagem é composta por heurísticas que exploram diferentes fatores para identificar e ordenar as anomalias detectadas de acordo com suas relevâncias arquiteturais. Tais fatores compreendem desde a quantidade de mudanças realizadas no código ao longo da evolução dos sistemas, até os papéis arquiteturais por ele desempenhados. Foi ainda implementada uma ferramenta para aplicar tais heurísticas de priorização automaticamente em projetos Java. A abordagem proposta foi avaliada em 4 projetos de software de diferentes domínios. Tal avaliação revelou que mantenedores de software poderiam ser beneficiados pelas recomendações de priorização produzidas pela ferramenta, de modo a investir seus esforços de refatoração na solução de problemas arquiteturalmente relevantes.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui