Título: | RADIOGRAFIA DA METRÓPOLE CARIOCA: REGISTROS DA CIDADE NO CINEMA E OS PARADOXOS DA SUA IMAGEM | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
MICHELLE CUNHA SALES |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Colaborador(es): |
RENATO CORDEIRO GOMES - Orientador |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Catalogação: | 10/MAI/2006 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=8271&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=8271&idi=2 |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8271 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
O propósito deste trabalho consiste na análise da imagem
cinematográfica
da cidade do Rio de Janeiro em dois momentos: o início do
século XX, por sua
relevância política a partir da consolidação do projeto
republicano para a cidade, e
hoje, pinçando imagens do cinema contemporâneo, como
contraponto e avaliação
dos sonhos contidos no desejo republicano. Para o início
do século XX, foram
selecionados filmes realizados nas décadas 10 e 20,
pesquisados nas cinematecas
do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, do CTAV -
Centro Técnico de
Audiovisual/Funarte e também na Cinemateca Brasileira de
São Paulo. A imagem
cinematográfica da cidade do final do século XX é
analisada nos filmes: Ônibus
174 (2002), de José Padilha; Estorvo (2000), de Ruy Guerra
e Edifício Master
(2002), de Eduardo Coutinho.
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|