Título: | FORMAÇÃO DOCENTE EM TECNOLOGIAS: SABERES E PRÁTICAS DE UM NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL DO RIO DE JANEIRO | |||||||
Autor: |
CARLOS ALBERTO SOBRINHO |
|||||||
Colaborador(es): |
ISABEL ALICE OSWALD MONTEIRO LELIS - Orientador |
|||||||
Catalogação: | 05/NOV/2004 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
|||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
|||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=5682&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=5682&idi=2 |
|||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5682 | |||||||
Resumo: | ||||||||
A pedagogia convive com uma profunda mutação tecnológica
dos meios de comunicação. A comunicação e a tecnologia
estão modificando a nossa relação com o tempo e o espaço,
provocando um ritmo acelerado de mudanças no mundo a ser
conhecido e nos modos de conhecê-lo. Com a expansão dos
recursos de software e da Internet, as tecnologias da
informação e das comunicações (TIC) abriram caminho para
uma relação renovada com o saber, a ser explorado no
ensino
e na formação do magistério. Ao mesmo tempo, nesse quadro
de transformações que afetam a cultura e a profissão
docentes, apresenta-se aos professores a tarefa de ir
construindo, com base na reflexão sobre a experiência
pedagógica concreta, um saber que integre as
contribuições
tecnológicas e científicas ao seu ofício. Este trabalho
discute a formação docente em tecnologias da informação e
das comunicações na rede pública, a partir de uma
reflexão
sobre: os desafios que essas tecnologias apresentam à
mediação pedagógica; as análises de alguns educadores
sobre
o panorama da informática na formação de professores; e a
interlocução com formadores de professores de um Núcleo
de
Tecnologia Educacional do Rio de Janeiro (NTE).
|
||||||||