Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: FORMAÇÃO DOCENTE EM TECNOLOGIAS: SABERES E PRÁTICAS DE UM NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL DO RIO DE JANEIRO
Autor: CARLOS ALBERTO SOBRINHO
Colaborador(es): ISABEL ALICE OSWALD MONTEIRO LELIS - Orientador
Catalogação: 05/NOV/2004 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=5682&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=5682&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5682
Resumo:
A pedagogia convive com uma profunda mutação tecnológica dos meios de comunicação. A comunicação e a tecnologia estão modificando a nossa relação com o tempo e o espaço, provocando um ritmo acelerado de mudanças no mundo a ser conhecido e nos modos de conhecê-lo. Com a expansão dos recursos de software e da Internet, as tecnologias da informação e das comunicações (TIC) abriram caminho para uma relação renovada com o saber, a ser explorado no ensino e na formação do magistério. Ao mesmo tempo, nesse quadro de transformações que afetam a cultura e a profissão docentes, apresenta-se aos professores a tarefa de ir construindo, com base na reflexão sobre a experiência pedagógica concreta, um saber que integre as contribuições tecnológicas e científicas ao seu ofício. Este trabalho discute a formação docente em tecnologias da informação e das comunicações na rede pública, a partir de uma reflexão sobre: os desafios que essas tecnologias apresentam à mediação pedagógica; as análises de alguns educadores sobre o panorama da informática na formação de professores; e a interlocução com formadores de professores de um Núcleo de Tecnologia Educacional do Rio de Janeiro (NTE).
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
CAPÍTULO 6 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF