Título: | GESTÃO TRIBUTÁRIA DA CADEIA DE SUPRIMENTOS: PROBLEMA DE LOCALIZAÇÃO DE EMPRESA DO SETOR DE VAREJO ELETRÔNICO BRASILEIRO | |||||||
Autor: |
JORGE MAURICIO OURIQUES DUARTE |
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Colaborador(es): |
NELIO DOMINGUES PIZZOLATO - Orientador |
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Catalogação: | 27/MAI/2014 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=23007&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=23007&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.23007 | |||||||
Resumo: | ||||||||
A eficaz gestão da cadeia de suprimentos no atual ambiente competitivo brasileiro tem sido apontada na literatura como solução para a garantia de rentabilidade. Para garantir a sua continuidade as empresas estão buscando cada vez mais se integrar às suas respectivas cadeias de suprimentos de modo a conseguir algum tipo de vantagem em relação aos concorrentes. No entanto, nos modelos de gestão apresentados na literatura a questão tributária tem sido considerada de forma superficial e, com isso, deixando de cumprir um importante papel na identificação de oportunidades que possam ser convertidas em benefícios econômicos decorrentes de operações fiscais bem planejadas. Este trabalho tem como objetivo a análise do impacto da tributação na gestão da cadeia de suprimentos e, em especial, no setor de varejo eletrônico. É apresentada uma situação real onde uma empresa deste segmento, valendo-se dos conceitos de elisão fiscal, estabeleceu um Centro de Distribuição em uma região distante de seu principal mercado consumidor e de seus fornecedores. O ganho tributário obtido superou os custos logísticos adicionais resultando em uma grande economia para a empresa.
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