Título: | FAMÍLIA POPULAR E ESCOLAS PÚBLICAS NO RIO DE JANEIRO: AS MEDIAÇÕES DE UM PROCESSO EDUCATIVO EM CONSTRUÇÃO | |||||||
Autor: |
ERICA DE BARROS PEREIRA |
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Colaborador(es): |
MARCELO TADEU BAUMANN BURGOS - Orientador |
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Catalogação: | 27/AGO/2012 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=20263&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=20263&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.20263 | |||||||
Resumo: | ||||||||
Este trabalho aborda o tema da educação pública brasileira após seu processo de massificação. Partindo da hipótese de que as escolas públicas são produtoras de segregação urbana, nossos objetivos são: refletir sobre o lugar que a instituição escolar ocupa no projeto de vida de famílias populares moradoras de favelas e periferias; e, investigar qual o grau de participação dos responsáveis no processo de escolarização de seus filhos. Para isso, utilizou-se alguns dos dados produzidos por um survey realizado em 2010 junto a pais e responsáveis por estudantes de escolas públicas moradores de favelas da Zona Sul do Rio de Janeiro. Nossas conclusões apontam que a escola é uma parte importante no cotidiano das famílias populares que valorizam o saber escolar e demonstram grande interesse em participar das atividades escolares. Sua importância é percebida pelos pais e responsáveis não só em relação à questão da mobilidade social como também em sua dimensão socializadora na formação de cidadãos de modo que tenham acesso à diversidade cultural presente na cidade. Tais conclusões nos levam a refletir sobre os diferentes aspectos que incidem sobre a relação da escola com a família, e de como eles têm contribuído para fragilizar o papel institucional da escola.
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