Título: | UMA ABORDAGEM DE DESENVOLVIMENTO DE GROUPWARE BASEADA EM LINHA DE PRODUTO DE SOFTWARE E MODELO 3C DE COLABORAÇÃO | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
BRUNO FREITAS GADELHA |
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Colaborador(es): |
HUGO FUKS - Orientador |
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Catalogação: | 15/JUN/2012 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=19649&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=19649&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.19649 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Nesta tese investigou-se o desenvolvimento de software no contexto de
groupware, especificamente para apoiar a aprendizagem colaborativa. O
desenvolvimento de groupware, entretanto, não é trivial. Como todo software, há
aspectos tecnológicos e sociais envolvidos no desenvolvimento. Quanto aos
aspectos tecnológicos, o desenvolvimento de artefatos de infraestrutura ocupam
grande parte do esforço destinado à implementação dessas aplicações,
sobrando pouco tempo para a implementação de soluções inovadoras para as
questões da colaboração propriamente ditas. Com respeito aos aspectos sociais,
deve-se levar em conta que o trabalho em grupo é dinâmico e a composição dos
grupos, bem como suas características, se alteram com o passar do tempo.
Assim, desenvolveu-se uma linha de produtos de software para groupware
baseado no Modelo 3C de Colaboração, onde os groupware são derivados a
partir da formalização de técnicas de aprendizagem colaborativa em scripts de
colaboração. Foi desenvolvido um protótipo, o GroupwareBuilder para interpretar
o script de colaboração e derivar o groupware para suporte específico das suas
atividades. Uma avaliação funcional e um estudo de caso foram realizados. Na
avaliação funcional, buscou-se obter uma prova de conceito do
GroupwareBuilder, na qual dois groupware foram derivados para apoiar os
scripts de colaboração Debate Crítico e Buzz Groups. O estudo de caso foi
realizado para observar como se daria a derivação de groupware para técnicas
de aprendizagem colaborativa modeladas por diferentes professores. A principal
contribuição deste trabalho é uma abordagem que possibilita a derivação e
adaptação de groupware a partir de scripts de colaboração elaborados pelos
usuários e não a partir de uma lista de requisitos funcionais, como em LPS’s
tradicionais.
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