Título: | MATERIAIS COM GRADAÇÃO FUNCIONAL NO COMPORTAMENTO DINÂMICO DE LINHAS FLEXÍVEIS | |||||||
Autor: |
JUAN CARLOS ROMERO ALBINO |
|||||||
Colaborador(es): |
CARLOS ALBERTO DE ALMEIDA - Orientador IVAN FABIO MOTA DE MENEZES - Coorientador |
|||||||
Catalogação: | 17/ABR/2012 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
|||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
|||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=19447&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=19447&idi=2 |
|||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.19447 | |||||||
Resumo: | ||||||||
Neste trabalho um novo elemento de viga co-rotacionado é apresentado para
a análise não-linear geométrica tridimensional, estática e dinâmica, de linhas
marítimas de Materiais com Gradação Funcional (MGF). Assume-se que o
módulo de elasticidade e a massa específica do material da viga variam ao longo
da espessura da seção transversal tubular de acordo com uma lei de potência. Na
discretização espacial das equações de equilíbrio, a linha marítima é representada
por um elemento de viga de dois nós, com base nas hipóteses do modelo para
vigas de Euler-Bernoulli, em que polinômios cúbicos de Hermite são utilizados na
interpolação dos deslocamentos nodais e a cinemática do movimento é descrita
através de grandezas referidas a um sistema coordenado local co-rotacionado.
Consideram-se não linearidades geométricas envolvendo grandes deslocamentos e
rotações, mas com pequenas deformações. Nas equações de movimento da linha
marítima, são consideradas as seguintes influencias: do peso próprio, do empuxo,
dos carregamentos hidrodinâmicos (devidos às ações de ondas, correntes e forças
de massa adicional), dos deslocamentos prescritos (junto à fixação da
embarcação), da ação de flutuadores e das forças de interação solo-estrutura. A
integração temporal das equações de equilíbrio é realizada utilizando-se o
algoritmo de discretização HHT (Hilbert-Hughes-Taylor) e a solução numérica
obtida com a técnica iterativa de Newton Raphson. A metodologia numérica foi
implementada e diversos exemplos são apresentados e discutidos enfatizando-se
as diferenças de comportamento estrutural entre os modelos de viga com MGF e
com material homogêneo. Resultados referentes a situações práticas da engenharia
offshore são também tratados nos exemplos.
|
||||||||