Título: | QUALIDADE DE ENSINO EM DUAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO: O QUE PRODUZ A DIFERENÇA? | |||||||
Autor: |
ANDRÉIA MARTINS DE OLIVEIRA SANTO |
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Colaborador(es): |
ZAIA BRANDAO - Orientador |
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Catalogação: | 06/OUT/2011 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=18431&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=18431&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.18431 | |||||||
Resumo: | ||||||||
Essa pesquisa se insere na investigação Contextos Institucionais e a
Construção da Qualidade do Ensino na Educação Básica do SOCED – Grupo
Pesquisas em Sociologia da Educação da PUC-Rio. Desenvolveu um estudo
comparativo entre duas escolas públicas da rede municipal de educação do
Município do Rio de Janeiro, uma que apresentou resultados acima da média
municipal na nota padronizada da Prova Brasil de 2005 e 2007 de alunos de 9º
ano e outra com resultados abaixo dessa média. A análise do material empírico
(survey SOCED constituído por questionários aplicados para pais, alunos e
professores das duas escolas; registro de campo e entrevistas com membros das
direções) nos permitiu identificar características organizacionais e
sociopedagógicas das escolas que poderiam indicar elementos importantes para a
compreensão da diferença de desempenho dos alunos das duas escolas nas
avaliações oficiais. Para entender as possíveis razões dessa diferença, a
investigação procurou traçar perfil de cada unidade de ensino, considerando a
estrutura organizacional da escola em termos de pessoal e de gestão; delinear os
perfis socioeconômicos e sociodemográficos dos agentes educacionais; além de
situar as unidades de ensino dentro da estrutura organizacional da Rede Municipal
de Educação do Rio de Janeiro. As práticas pedagógicas de cada escola, a relação
família-escola e a relação estabelecida com o poder público também foram
elementos que surgiram na análise, considerando a localização geográfica das
duas escolas, ambas situadas em uma mesma área da Zona Norte da cidade do Rio
de Janeiro, porém uma dentro de uma área favelizada, o complexo de favelas da
Maré, e outra em Bonsucesso, importante área comercial dessa região da cidade.
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