Título: | EXPLORANDO FATORES QUE AFETAM A INTENÇÃO DE ADOÇÃO DA TV POR ASSINATURA EM ALTA DEFINIÇÃO NO BRASIL: UMA APLICAÇÃO DA TEORIA DE DIFUSÃO DE INOVAÇÕES | |||||||
Autor: |
DANIEL DA HORA ALVES LIMA |
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Colaborador(es): |
LUIS FERNANDO HOR MEYLL ALVARES - Orientador |
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Catalogação: | 25/MAR/2011 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=17130&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=17130&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17130 | |||||||
Resumo: | ||||||||
Dois anos e meio desde o lançamento da TV digital no Brasil, a penetração
desta tecnologia é ainda muito pequena. Dos principais benefícios oferecidos pela
TV digital para os dispositivos fixos (aparelhos televisores), apenas a alta
definição (HDTV – high definition television) está disponível em escala comercial,
sendo atualmente o principal apelo para a adoção da tecnologia digital. No Brasil,
o consumo de conteúdo em alta definição tem se dado principalmente pelos
assinantes de TV paga, grupo formado basicamente por domicílios de renda
familiar elevada. Para aumentar o entendimento dos estímulos e barreiras à adoção
da TV por assinatura em alta definição no Brasil, conduziu-se, à luz da teoria de
difusão de inovações, quinze entrevistas com pessoas de domicílios com renda
elevada. Em seguida, realizou-se um levantamento de dados, com amostra de
conveniência de assinantes de TV paga que não tinham pacotes em alta definição,
investigando-se a relação entre as percepções dos atributos da alta definição e a
intenção de adotar um pacote em HD. Os resultados apresentam evidências de que
recursos percebidos, custo/benefício do conteúdo disponível em HD, percepção de
vantagem relativa, posse de televisores preparados para alta definição e frequência
de idas ao cinema são relevantemente relacionados à intenção de adoção de um
serviço de TV por assinatura em alta definição.
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