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Título: PERMANÊNCIA E DESEMPENHO NA EJA: UM ESTUDO SOBRE EFICÁCIA ESCOLAR NO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO
Autor: JAQUELINE LUZIA DA SILVA
Colaborador(es): ALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINO - Orientador
VERA MASAGAO RIBEIRO - Coorientador
Catalogação: 16/JUN/2010 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=15770&idi=1
[fr] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=15770&idi=3
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15770
Resumo:
Essa pesquisa tem como objetivo compreender as características de escolas de Educação de Jovens e Adultos que podem ser consideradas eficazes, ou seja, têm a capacidade de incidir positivamente, através do uso de seus recursos materiais e de suas políticas e práticas pedagógicas e de gestão, no processo de alfabetização e na redução dos índices de evasão dos alunos. O estudo focalizou três escolas da rede municipal do Rio de Janeiro que integram o PEJA (Programa de Educação de Jovens e Adultos), com turmas correspondentes à alfabetização e primeiro segmento do Ensino Fundamental. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com dirigentes, professoras e educandos, além de observação em sala de aula durante um ano letivo. Como pano de fundo da análise dos dados, comentam-se estudos recentes no campo da EJA no Brasil, além da produção internacional e nacional sobre escolas eficazes. Faz-se também uma contextualização do PEJA na política pública de EJA do município do Rio de Janeiro e no país. As três escolas com PEJA estudadas foram selecionadas por se destacar, pela associação de altos índices de aprovação com baixos índices de evasão na etapa do Programa correspondente à alfabetização. A abordagem escolhida foi a verificação das características comuns entre elas, à luz das características indicadas na literatura sobre escolas eficazes. A pesquisa pretendeu, a partir dos dados colhidos, encontrar elementos que contribuam para compreender o curso pedagógico do trabalho desenvolvido. As evidências produzidas pelo estudo sugerem que as escolas que alcançam resultados positivos e a permanência dos alunos e alunas da EJA apresentam diferentes combinações das seguintes características: infraestrutura adequada às aulas noturnas para jovens e adultos, com recursos pedagógicos diversos e disponíveis; metas e objetivos claros e voltados para aprendizagens significativas; professores que participam das ações de formação continuada; apoio pedagógico de qualidade para os professores; uma supervisão pedagógica que garante o cumprimento das funções docentes; um clima acadêmico favorável à aprendizagem; conteúdos curriculares que fazem sentido para os alunos; um corpo docente que troca entre si práticas de sala de aula e saberes pedagógicos, apoiado pela coordenação pedagógica; professores que têm expectativas positivas quanto à aprendizagem de seus alunos, com vistas à superação das dificuldades encontradas e avaliações freqüentes do progresso dos alunos.
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CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, RÉSUMÉ, SUMÁRIO, LISTAS PDF    
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