Título: | PERMANÊNCIA E DESEMPENHO NA EJA: UM ESTUDO SOBRE EFICÁCIA ESCOLAR NO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO | |||||||
Autor: |
JAQUELINE LUZIA DA SILVA |
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Colaborador(es): |
ALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINO - Orientador VERA MASAGAO RIBEIRO - Coorientador |
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Catalogação: | 16/JUN/2010 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=15770&idi=1 [fr] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=15770&idi=3 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15770 | |||||||
Resumo: | ||||||||
Essa pesquisa tem como objetivo compreender as características de escolas
de Educação de Jovens e Adultos que podem ser consideradas eficazes, ou seja,
têm a capacidade de incidir positivamente, através do uso de seus recursos
materiais e de suas políticas e práticas pedagógicas e de gestão, no processo de
alfabetização e na redução dos índices de evasão dos alunos. O estudo focalizou
três escolas da rede municipal do Rio de Janeiro que integram o PEJA (Programa
de Educação de Jovens e Adultos), com turmas correspondentes à alfabetização e
primeiro segmento do Ensino Fundamental. Os dados foram coletados por meio
de entrevistas com dirigentes, professoras e educandos, além de observação em
sala de aula durante um ano letivo. Como pano de fundo da análise dos dados,
comentam-se estudos recentes no campo da EJA no Brasil, além da produção
internacional e nacional sobre escolas eficazes. Faz-se também uma
contextualização do PEJA na política pública de EJA do município do Rio de
Janeiro e no país. As três escolas com PEJA estudadas foram selecionadas por se
destacar, pela associação de altos índices de aprovação com baixos índices de
evasão na etapa do Programa correspondente à alfabetização. A abordagem
escolhida foi a verificação das características comuns entre elas, à luz das
características indicadas na literatura sobre escolas eficazes. A pesquisa
pretendeu, a partir dos dados colhidos, encontrar elementos que contribuam para
compreender o curso pedagógico do trabalho desenvolvido. As evidências
produzidas pelo estudo sugerem que as escolas que alcançam resultados positivos
e a permanência dos alunos e alunas da EJA apresentam diferentes combinações
das seguintes características: infraestrutura adequada às aulas noturnas para jovens
e adultos, com recursos pedagógicos diversos e disponíveis; metas e objetivos
claros e voltados para aprendizagens significativas; professores que participam
das ações de formação continuada; apoio pedagógico de qualidade para os professores; uma supervisão pedagógica que garante o cumprimento das funções
docentes; um clima acadêmico favorável à aprendizagem; conteúdos curriculares
que fazem sentido para os alunos; um corpo docente que troca entre si práticas de
sala de aula e saberes pedagógicos, apoiado pela coordenação pedagógica;
professores que têm expectativas positivas quanto à aprendizagem de seus alunos,
com vistas à superação das dificuldades encontradas e avaliações freqüentes do
progresso dos alunos.
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