Título: | JOVENS DE PRÉ-VESTIBULARES COMUNITÁRIOS NA PUC-RIO: EXPERIÊNCIAS E TÁTICAS NO CONVÍVIO COM A ALTERIDADE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
LUCIANA FERREIRA BARCELLOS |
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Colaborador(es): |
SOLANGE JOBIM E SOUZA - Orientador |
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Catalogação: | 16/JUL/2007 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=10118&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=10118&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10118 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
O presente trabalho tem por objetivo analisar a
experiência atual de jovens,
provenientes dos cursos pré-vestibulares comunitários,
como estudantes universitários, na
PUC-Rio. Através do projeto Bolsa de Ação Social, desde
1994, a Universidade vem
possibilitando a formação gratuita de jovens
impossibilitados de custear o curso superior.
Este projeto tem propiciado um cenário de convivência
com
a diferença, onde trajetórias de
vida distintas seriam confrontadas diariamente,
redimensionando valores e paradigmas. A
pesquisa foi realizada através de entrevistas com os
jovens bolsistas − de uma pluralidade
de cursos e áreas do conhecimento − e da observação-
itinerante. Optou-se por privilegiar
os jovens oriundos dos cursos pré-vestibulares
comunitários, apostando que, as propostas
político-pedagógicas, de alguns destes cursos, promovem
mudanças nas concepções e no
posicionamento dos jovens frente ao mundo. Os autores
Michel de Certeau e Mikhail
Bakhtin serviram como referenciais de base para o
desenvolvimento da pesquisa e para a
análise do material obtido. Em um espaço estruturado em
função de um perfil específico de
alunado, estes jovens forasteiros criam seus próprios
trajetos e se apropriam,
criativamente, do espaço de modos particulares. Táticas
coletivas (e/ou individuais) são
utilizadas para o enfrentamento dos obstáculos e
impasses
que se colocam no cotidiano
acadêmico. Se, de um lado, corroboram velhos paradigmas
e
concepções, de outro, são
surpreendidos e os re-significam. Os jovens afetam e
são,
simultaneamente, afetados pelo
novo espaço. Constroem-se novas identidades e novos
processos de subjetivação.
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