Título: | APOIO AO DESIGN E À INTERPRETAÇÃO DE MODELOS DE INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR REPRESENTADOS EM MOLIC | |||||||
Autor: |
ANA CAROLINA INNECCO C DE ARAUJO |
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Colaborador(es): |
SIMONE DINIZ JUNQUEIRA BARBOSA - Orientador |
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Catalogação: | 28/OUT/2008 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=12418&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=12418&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12418 | |||||||
Resumo: | ||||||||
Como os usuários de computadores pessoais costumam enxergar
um sistema
computacional interativo como a própria interface, é
desejável que esta seja
construída de forma que eles entendam para que serve o
sistema, o que ele permite
que seus usuários façam e de que forma, para quem se
destina etc. De acordo com
a Engenharia Semiótica, fundamentação teórica deste
trabalho, tais questões são
transmitidas aos usuários por uma metamensagem do designer,
comunicada pela
sua interface, através de conversas entre usuário e
designer - este último através
de seu representante em tempo de interação, o preposto do
designer. A Engenharia
Semiótica propõe, antes da construção da interface
concreta, uma etapa de
modelagem da interação usuário-sistema, na qual o designer
modela todas as
possíveis conversas que consegue prever para que os
usuários atinjam suas metas.
Para a execução desta etapa, criou-se, em 2003, a MoLIC
(Modeling Language for
Interaction as Conversation), uma linguagem de modelagem
que representa a
interação como as possíveis conversas entre usuário e
designer. Apesar de ter sido
proposta como uma ferramenta epistêmica, a MoLIC ainda não
tinha tido suas
características epistêmicas exploradas explicitamente. Este
trabalho visa explorar
o valor epistêmico da MoLIC, apoiando a reflexão do
designer através de um
conjunto de perguntas que ele pode se fazer sobre a
representação da interação, de
forma a atingir dois objetivos. O primeiro é apoiar a
atividade de (re)design em si,
através da explicitação das conseqüências das decisões de
design representadas na
MoLIC. O segundo é apoiar a interpretação da interação
humano-computador, a
fim de que o próprio designer ou um outro leitor seja capaz
de entender e explicar
modelos MoLIC seguindo a metáfora de uma conversa entre
usuário e designer.
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