Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] DETERMINATION OF THE TRAJECTORY OF HIGH SPEED GROUND VEHICLES IN PREDEFINED TRACKS THROUGH OPTIMIZATION TECHNIQUES

Título
[pt] DETERMINAÇÃO DA TRAJETÓRIA DE VEÍCULOS TERRESTRES A ALTA VELOCIDADE EM PISTAS PRÉ-DEFINIDAS ATRAVÉS DE TÉCNICAS DE OTIMIZAÇÃO

Autor
[pt] DANNY HERNAN ZAMBRANO CARRERA

Vocabulário
[pt] OTIMIZACAO

Vocabulário
[pt] MODELOS DE VEICULOS TERRESTRES

Vocabulário
[pt] CIRCULO DE ADERENCIA

Vocabulário
[pt] TRAJETORIA OTIMA

Vocabulário
[pt] VEICULOS DE COMPETICAO

Vocabulário
[pt] SIMULACAO VIRTUAL

Vocabulário
[en] OPTIMIZATION

Vocabulário
[en] MODELS OF TERRESTRIAL VEHICLES

Vocabulário
[en] CIRCULATE OF TACK

Vocabulário
[en] OPTIMAL PATH

Vocabulário
[en] VEHICLES OF COMPETITION

Vocabulário
[en] VIRTUAL SIMULATION

Resumo
[pt] Em veículos de competição com velocidades elevadas, o principal objetivo é chegar em primeiro lugar, o que significa percorrer um determinado número de voltas em uma trajetória fechada fazendo algumas manobras para cumprir o circuito no menor tempo possível, dentro das limitações impostas pelas caracteristicas dinâmicas e de condução destes veículos. A otimização é uma metodologia que pode ser usada para reproduzir trajetórias e técnicas de condução usadas pelos pilotos de corrida, e também para investigar os efeitos de vários parâmetros nas condições limites da estabilidade veicular. Neste trabalho, inicialmente é apresentado o desenvolvimento de um modelo dinâmico do veículo considerando as caracterítiscas suficientes para análise da trajetória, influenciada por parâmetros geométricos e físicos pertinentes. Em seguida é definido o problema de obtenção da trajetória empregando procedimentos de otimização, de modo a determinar como um veículo irá percorrer um traçado, considerando como função objetivo o tempo de percurso, que deverá ser mínimo, e tendo como restrições as condições dinâmicas do veículo e geométricas da pista, implementando rotinas que são usadas em conjunto com os algoritmos existentes na Optimization Toolbox do Matlab. Finalmente apresenta-se o comportamento do veículo, representado pelo modelo desenvolvido anteriormente em uma malha de controle de trajetória, de modo a comparar o comportamento assim obtido com aquele previsto pelo procedimento de otimização.

Resumo
[en] High speed competition vehicles are required to cover a determined number of laps in a closed trajectory circuit in a time that is the least possible, in the limits of the governing dynamic and driving characteristics of these vehicles. Optimization is a methodology that can be used in order to simulate trajectories and driving techniques of used by the competition pilots and to investigate the effects of several parameters in limit conditions of car stability. In this work it is first presented the development of the vehicle model considering the sufficient characteristics for trajectory analysis, influenced by pertinent geometric and physical parameters. In continuation, the problem of the optimal trajectory is defined using optimization procedures, in order to determine how a vehicle will follow the path, considering as an objective function the time to follow it, that must be the minimum, and having as constraints the vehicle dynamic conditions and the path geometry, implementing routines that are used with the Matlab´s Optimization Toolbox. Finally the behavior of the vehicle is presented, represented by the model developed previously in a trajectory control loop, in such a way to compare the resulting behavior with the one predicted by the optimization procedure.

Orientador(es)
MAURO SPERANZA NETO

Banca
MAURO SPERANZA NETO

Banca
FRANCISCO JOSE DA CUNHA PIRES SOEIRO

Banca
CARLOS ALBERTO DE ALMEIDA

Banca
FERNANDO RIBEIRO DA SILVA

Catalogação
2006-12-06

Apresentação
2006-09-20

Tipo
[pt] TEXTO

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Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9352@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9352@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9352


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